Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54189
Tipo: Artigo de Evento
Título: Estudo da remoção do corante remazol reactive blue 19 por eletrocoagulação utilizando eletrodos de alumínio nitretados
Autor(es): Silva, L. T. V.
Martins, Igor Alves
Sena, Luiza Maria Gomes de
Abdala Neto, Eliezer Fares
Viana Neto, Bartolomeu Cruz
Oliveira, Juliene Tomé
Nascimento, Ronaldo Ferreira do
Palavras-chave: Corantes;Eletrocoagulação
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, L. T. V..; MARTINS, I. A. SENA, Luiza Maria Gomes de; ABDALA NETO, E. F.; VIANA NETO, B. C.; OLIVEIRA, Juliene Tomé; NASCIMENTO, Ronaldo Ferreira do. Estudo da remoção do corante remazol reactive blue 19 por eletrocoagulação utilizando eletrodos de alumínio nitretados. In: congresso brasileiro de engenharia química, xxii; 23 a 26 set. 2018; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVII; 27 a 28 set. 2018, São Paulo, Brasil. Anais[…] São Paulo, 2018.
Resumo: O trabalho tem como objetivo investigar a tecnologia de eletrocoagulação (EC) na remoção do corante têxtil Reactive Blue 19 utilizando eletrodos de alumínio e alumínio modificados por nitretação à plasma com a configuração de gaiola catódica de titânio. A partir desses experimentos foi possível observar que os melhores percentuais de remoção de cor e COT (87,72% e 86,27%, respectivamente), foram obtidos quando o eletrodo de alumínio tratado à plasma com gaiola catódica de titânio foi utilizado no processo. Assim, este estudo demonstrou que a utilização de eletrodos modificados por deposição à plasma melhoram a eficiência do tratamento do corante têxtil estudado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54189
ISSN: 2359-1757
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_ltvsilva.pdf461,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.