Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54200
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação da eficiência de processos PSA na remoção de CO2
Autor(es): Almeida, Lívia Maria
Correia, Leolincoln da Silva
Moreno, Jimmy Degaule Lima
Bastos Neto, Moisés
Azevedo, Diana Cristina Silva de
Palavras-chave: Adsorção;Dióxido de carbono;Modelagem;Pressure swing adsorption PSA
Data do documento: 2014
Citação: ALMEIDA, Lívia Maria; CORREIA, Leolincoln da Silva; MORENO, Jimmy de Gaule; BASTOS NETO, Moises; AZEVEDO, Diana. Avaliação da eficiência de processos PSA na remoção de CO2.In: ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUIMICA, XX., 19 a 22 out. 2014, Florianópolis (SC) – Brasil. Anais eletrônicos [...] Campinas, Galoá, 2014.
Resumo: A alta concentração de gases estufa na atmosfera, especialmente o CO2, e sua implicação nas mudanças climáticas tornaram-se um motivo de preocupação científica, política e social. Uma tecnologia que vem ganhando visibilidade mundialmente para redução das emissões de CO2 são os processos de captura de carbono em materiais adsorventes, tais como a PSA (Pressure Swing Adsorption). Esta tecnologia tem demonstrado um bom desempenho com consumos de energia, em geral, mais baixos do que outros processos de separação. O ponto crucial que usualmente define a viabilidade técnico-econômica deste tipo de processo é a escolha do adsorvente adequado e da otimização das condições de operação. Neste trabalho serão utilizados modelos computacionais para a previsão do comportamento dinâmico de ciclos de adsorção em uma PSA, modificando-se parâmetros como o número de etapas, para avaliarmos as melhores janelas operacionais para a separação de N2/CO2, típico de cenários póscombustão.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54200
ISSN: 21785600
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_lmalmeida.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.