Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54294
Tipo: Artigo de Evento
Título: Purificação de proteínas do soro humano por cromatografia de modo misto
Autor(es): Sousa, Paula Luciana Rodrigues de
Cunha, Jéssica Evladna
Teixeira, Érika Maria Taveira dos Santos
Gondim, Diego Romão
Azevedo, Diana Cristina Silva de
Silva Júnior, Ivanildo José da
Palavras-chave: Cromatografia;Capto MMC;Proteínas Sanguíneas;Albumina Humana
Data do documento: 2018
Citação: SOUSA, Paula Luciana Rodrigues de; CUNHA, Jéssica Evladna; TEIXEIRA, Érika Maria Taveira dos Santos; GONDIM, Diego Romão; AZEVEDO, Diana Cristina Silva de; SILVA JÚNIOR, Ivanildo José da. Purificação de proteínas do soro humano por cromatografia de modo misto. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXII., 23 a 26 set. 2018; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVII., 27 a 28 set. 2018, São Paulo, Brasil. Anais[…] São Paulo, 2018.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo avaliar a purificação das proteínas do soro sanguíneo humano por cromatografia de modo misto utilizando a resina comercial Capto MMC. Ensaios com as proteínas padrão e com mistura binária das principais proteínas presentes no soro humano (albumina humana e imunoglobulinas G) foram realizado em que o efeito da vazão de alimentação (0,5; 0,8; 1,0; 1,5 mL/min), gradiente decrescente de eluição (0,1-0; 0,2-0; 0,5-0; 0,8-0; 1,0-0 M de NaCl) e tempo de eluição (10; 15; 20 min) foram avaliados. Diante dos resultados obtidos pode-se verificar que as melhores condições foram obtidas ao se trabalhar na vazão de 0,8 mL/min, gradiente de eluição salino de 0,8 – 0 M e tempo de eluição de 15 min. Os ensaios com amostra de soro humano mostraram que o uso da resina Capto MMC foi efetiva havendo uma coeluição entre a albumina humana e a imunoglobulina nas condições trabalhadas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54294
ISSN: 2359-1757
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_plrsousa.pdf591,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.