Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54369
Tipo: Artigo de Evento
Título: Desenvolvimento de unidade piloto para geração de gases aplicada a estudos de dessulfurização
Autor(es): Pereira, Andréa da Silva
Magalhães, Madson Linhares
Bastos Neto, Moisés
Fernandes, Fabiano André Narciso
Gonçalves, Luciana Rocha Barros
Oliveira, Guilherme
Cartaxo, Samuel Jorge Marques
Palavras-chave: Carvão;Efluentes;Gás
Data do documento: 2018
Citação: PEREIRA, Andréa da Silva; MAGALHÃES, Madson Linhares; BASTOS NETO, Moisés; FERNANDES, Fabiano André Narciso; GONÇALVES, Luciana Rocha Barros; OLIVEIRA, G.; CARTAXO, Samuel Jorge Marques. Desenvolvimento de unidade piloto para geração de gases aplicada a estudos de dessulfurização. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXII., 23 a 26 set. 2018; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVII., 27 a 28 set. 2018, São Paulo, Brasil. Anais[…] São Paulo, 2018.
Resumo: O uso de combustíveis fósseis representa 62% da geração de energia elétrica mundial, sendo o carvão o combustível com a maior participação. No entanto, sua queima produz efluentes gasosos ricos em componentes contaminantes como o SOx. O objetivo deste trabalho é projetar e construir um gerador de gás para uma unidade piloto de FGD a partir de um modelo diferencial transiente. Para isso, o gás de combustão foi gerado por meio de um sistema flamotubular cilíndrico, utilizando GPL (Gás Liquefeito de Petróleo) como combustível. Devido à ausência de SOx nos gases exaustos da combustão do GLP, quantidades de SOx foram adicionadas ao fluxo de gás para simular as condições reais de alimentação do SDA (Spray Dry Absorption). O projeto do gerador foi dividido em duas seções: câmara de combustão e resfriador. Para o resfriador, desenvolveu-se um modelo matemático rigoroso considerando um trocador de calor tipo piscina com água mantida em nível constante no reservatório (casco). Dessa forma, um modelo diferencial foi utilizado para auxiliar na concepção e otimização do sistema, onde as propriedades físicas e coeficiente global foram avaliados localmente. Com este modelo, pode-se prever o comportamento da temperatura do gás ao longo do equipamento e o tempo necessário para atingir o regime estacionário, assim como a vazão de água para compensar a evaporação e manter o nível constante.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54369
ISSN: 2359-1757
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_aspereira.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.