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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A utilização de recursos audiovisuais no cuidado da criança e acompanhante e sua contribuição na assistência integral
Título em inglês: The use of audiovisual resources in the care of children and companions and their contribution to comprehensive care
Autor(es): Paula, Ana Patrícia da Rocha Lima de
Peixoto, Kadja Kariny dos Santos
Rego, Mabelly Cavalcante
Farias, Marcela Barbosa de
Lúcio, Ingrid Martins Leite
Palavras-chave: Recursos Audiovisuais;Tecnologia Culturalmente Apropriada;Pediatria
Data do documento: Jan-2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citação: PAULA, Ana Patrícia da Rocha Lima de et al. A utilização de recursos audiovisuais no cuidado da criança e acompanhante e sua contribuição na assistência integral. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 1, p.13-22, jan./abr. 2020.
Resumo: Introdução e objetivo: A hospitalização e o processo de adoecimento infantil influenciam diretamente o aspecto emocional e de enfrentamento da criança. Neste contexto, destacamos a abordagem à criança e ao acompanhante pelo profissional de enfermagem. Buscou-se relatar as contribuições dos recursos audiovisuais na assistência integral à criança. Método: Trata-se de estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência. O cenário envolve a sala de procedimentos de uma unidade clínica pediátrica de um hospital escola, em Maceió-Alagoas, e as impressões observadas no dia a dia dos profissionais, no primeiro semestre de 2019. Resultados e discussão: Este ambiente terapêutico vem possibilitando o processo de acolhimento e estabelecimento de vínculos. Os recursos audiovisuais permitem a relação das tecnologias duras e leves dentro do ambiente hospitalar através de imagens infantis, musicoterapia, vídeos educativos, desenhos, o lúdico e o brincar de maneira inovadora. Com isso, percebe-se melhor aceitação dos cuidados, a assistência centrada na criança e acompanhante, com uma abordagem humanizada e interdisciplinar. Conclusão: A utilização de recursos audiovisuais na rotina da clínica tem se mostrado positiva, minimizando medos, traumas, tornando as intervenções necessárias mais colaborativas e aproximando o acompanhante, criança e equipe interdisciplinar.
Abstract: Introduction and objective: Hospitalization and the process of childhood illness directly influence the emotional and coping aspect of the child. In this context we highlight the approach to the child and caregiver by the nursing professional, the ambience and the complementary resources used. We sought to report the contributions of audiovisual resources in comprehensive child care. Method: This is a descriptive, qualitative study of the type experience report. The scenario involves the procedure room of a pediatric clinical unit of a teaching hospital in Maceió-Alagoas and the impressions observed in the professionals' daily routine in the first semester of 2019. Results and discussion: This therapeutic environment has enabled the process welcoming and bonding. The audiovisual resources allow the relationship of hard and light technologies within the hospital environment through children's images, music therapy, educational videos, drawings, the playful and innovative play. Thus, it is perceived better acceptance to care, child-centered care and companion, with a humanized and interdisciplinary approach. Conclusion: The use of audiovisual resources in the clinic routine has been positive, minimizing fears, trauma, making necessary interventions more collaborative and bringing the companion, child and interdisciplinary team closer.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54485
ISSN: 2525-9563
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