Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54573
Tipo: Artigo de Evento
Título: Anais da I Semana dos Direitos das Pessoas com Deficiência
Autor(es): Freitas, Raquel Coelho de
Lustosa, Francisca Geny
Araújo, Luana Adriano
Xavier, Beatriz Rêgo
Palavras-chave: Educação inclusiva;Educação especial;Alfabetização;Acompanhamento educacional especializado;Formação de professores;Práticas pedagógicas;Pedagogia - acessibilidade;Inclusão socioeducacional
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Imprensa Universitária UFC
Citação: SEMANA DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, 1., 2018, Fortaleza. Anais [...]. Organizadoras: Raquel Coelho de Freitas, Francisca Geny Lustosa, Luana Adriano Araújo e Beatriz Rêgo Xavier. Fortaleza: Imprensa Universitária UFC, 2018.
Resumo: No período entre 14 e 16 de março de 2018, ocorreu, na Universidade Federal do Ceará, a I Semana dos Direitos das Pessoas com Deficiência, um evento resultado do esforço coletivo do Árvore-ser (Grupo de Estudos Aplicados em Direitos das Pessoas com Deficiência da Faculdade de Direito da UFC), do Projeto Pró-Inclusão da Faculdade de Educação, do Grupo Direito de Minorias e Fortalecimento de Cidadanias da Pós-Graduação em Direito e do Grupo de Estudo em Educação Inclusiva do Ministério Público do Ceará. Para sua realização, foi essencial a parceria do Observatório de Políticas Públicas, da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (CE), da Livraria Fortlivros, do Laboratório de Inclusão, da Associação Brasileira de Terapeutas Ocupacionais (ABRATO/CE), do Ministério Público do Ceará, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), do CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Idosos e as Pessoas com Deficiência. Há muito que celebrar com a realização desta primeira edição, que marca o início de debates fundamentais para a construção de uma Universidade mais democrática e diversa. Trata-se de abrir um caminho que precisa ser trilhado de maneira irmanada, de travar um diálogo cuja desconsideração representaria, para além de um anacronismo, uma falha irreparável com a formação estudantil. Quebrar paradigmas, romper com modelos ultrapassados e acolher o até recentemente invisibilizado não são tarefas fáceis, mas, acreditamos, demos o primeiro passo para a formação de uma rede disposta a enfrentar os desafios implicados. Somos, entre estudantes, professores, profissionais e membros da sociedade civil, um grupo que acredita em um “Nada sobre nós sem nós” unificado pela certeza de que que ninguém, sob hipótese alguma, pode ser deixado para trás.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54573
ISBN: 978-85-7485-356-7
Aparece nas coleções:PRÓ-INCLUSÃO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_anais_rcfreitas_fglustosa_laaraujo_brxavier.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.