Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54654
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O ensino médio na percepção dos alunos quilombolas de Portalegre (RN)
Título(s) alternativo(s): La enseñanza mediana en la percepción de los alumnos quilombolas de Portalegre (RN)
Título em inglês: The high school in the perception of the quilombolas students of Portalegre (RN)
Autor(es): Beserra, Ivanilza de Souza
Silva, Cícero Nilton Moreira da
Palavras-chave: Ensino;Quilombola;Escola;Identidade quilombola
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: BESERRA, Ivanilza de Souza; SILVA, Cícero Nilton Moreira da. O ensino médio na percepção dos alunos quilombolas de Portalegre (RN). Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 82, p. 143-156, maio/ago. 2020.
Resumo: Esse trabalho é resultado da pesquisa realizada com alunos de comunidades quilombolas do município de Portalegre (RN) que cursam o Ensino Médio. Teve como uma das suas principais bases o conceito de identidade quilombola, haja vista o entendimento de que as percepções sociais construídas pelos sujeitos estão amarradas às suas subjetividades. Desta maneira, o objetivo do estudo é compreender como os alunos percebem o Ensino Médio a partir dos seus referenciais identitários. Para tanto, foi utilizada a autobiografia como metodologia de pesquisa. Nossas fontes centraram-se em duas narrativas escritas e duas entrevistas narrativas. A fundamentação teórica está embasada em autores como Souza (2012), Hall (2016) e Gomes (2005a), assim como na análise do Projeto Político-Pedagógico da escola campo de estudo. O artigo está organizado da seguinte forma: inicialmente apresenta uma reflexão histórica sobre os quilombos, hoje conhecidos como comunidades quilombolas; em seguida, aborda o embasamento teórico do conceito de identidade quilombola; por fim, apresenta a análise dos dados, fazendo relação entre a percepção dos alunos sobre o Ensino Médio e as referências identitárias. Nesse sentido, o trabalho conclui que, na percepção dos alunos, a escola não desenvolve práticas de ensino voltadas para a valorização da identidade quilombola.
Abstract: This work is a result of research carried out with students from quilombola communities in the municipality of Portalegre (RN), who attend High school. It had as one of its main bases the concept of quilombola identity, given the understanding that the social perceptions built by the subjects are tied to their subjectivities. In this way, the objective of the study is to understand how the students perceive the High School give their identity references. For that, it was used the autobiography as a research methodology. Our sources focused on two written narratives and two narrative interviews. The theoretical foundation is based on authors such as Souza (2012), Hall (2016) and Gomes (2017), as well as on the analysis of the PoliticalPedagogical Project from the school which is the field of study. The article is organized as follows: initially presents a historical reflection on the quilombos, today known as quilombola communities; next it approaches the theoretical base of the concepts of the quilombola identity concepts; and finally, presents the data analysis, making a relation between the students’ perception about High School and the identity references. In this sense, the study concludes that, in student’s perception the school doesn’t develop teaching practices aimed to appreciate the quilombola identity.
Resumen: Este trabajo es resultado de una investigación realizada con alumnos de comunidades quilombolas del municipio de Portalegre (RN), que estudian en la Enseñanza Secundaria. Tuvo como una de sus bases principales el concepto de identidad quilombola, teniendo en cuenta el entendimiento de que las percepciones sociales constituidas por los sujetos estarán atadas a sus subjetividades. De esta manera, el objeto del estudio es comprender cómo los alumnos perciben la Enseñanza Secundaria a partir de sus referenciales de identidad. Para ello, fue utilizada la autobiografía como metodología de investigación. Nuestras fuentes estuvieron centradas en dos narrativas escritas y dos entrevistas narrativas. La fundamentación teórica está basada en autores como Souza (2012), Hall (2016) y Gomes (2017), así como un análisis del Proyecto Político Pedagógico de la escuela del campo de estudio. El artículo está organizado de la siguiente forma: inicialmente presenta una reflexión histórica sobre los quilombos, hoy conocidos como comunidades quilombolas; en seguida aborda el embasamiento teórico de los conceptos de identidad quilombola; y por fin, presenta el análisis de los datos, haciendo relación entre la percepción de los alumnos sobre la Enseñanza Secundaria y las referencias de identidad. En ese sentido, en el trabajo se concluye que, en la percepción de los alumnos, la escuela no desarrolla prácticas de enseñanza direccionadas para la valoración de la identidad quilombola.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54654
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_isbeserracnmsilva.pdf247,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.