Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54674
Tipo: Artigo de Evento
Título: Simulação bidimensional composicional de reservatórios de petróleo em paralelo e em conjunto com malhas não-estruturadas
Autor(es): Lima, Ivens da Costa Menezes
Gomes, João Henrique Bessa
Monteiro, João Pedro Sales
Marcondes, Francisco
Palavras-chave: Paralelização;UTCOMP;EbFVM;Malhas não estruturadas
Data do documento: 2016
Citação: LIMA, Ivens da Costa Menezes; GOMES, João Henrique Bessa; MONTEIRO, João Pedro Sales; MARCONDES, Francisco. Simulação bidimensional composicional de reservatórios de petróleo em paralelo e em conjunto com malhas não-estruturadas. In: CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (CONEPETRO), II; WORKSHOP DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO (WEPETRO), IV., 10, 11 e 12 ago. 2016, Natal – RN. Anais [...], Natal – RN., 2016.
Resumo: No campo da engenharia de petróleo, a simulação numérica tem se mostrado uma ferramenta indispensável no aperfeiçoamento de métodos utilizados nas etapas de exploração e produção, sendo vastamente aplicadas, por exemplo, em processos de recuperação avançada de petróleo e em ajustes de histórico de produção. A necessidade de uma resposta confiável e que demande um menor tempo computacional favorece a busca por simuladores cada vez mais rápidos. São inúmeras as formas de se obter melhorias na eficiência dessas ferramentas computacionais, contudo o presente trabalho tem por intento mostrar como a paralelização, isto é, a distribuição da atividade desenvolvida pelos simuladores entre vários processos, resulta em uma redução do tempo computacional. Neste trabalho, foi realizada a paralelização do UTCOMP, um simulador composicional multifásico/multicomponente projetado para trabalhar com vários processos de recuperação de óleo e gás, desenvolvido na University of Texas at Austin. Foram utilizadas na paralelização algumas bibliotecas de código aberto, como FMDB (Flexible Distributed Mesh Database) e ParMETIS (Parallel Graph Partitioning and Fill-reducing Matrix Ordering), utilizadas para dividir e gerenciar a transferência de dados da malha, e PETSc (Portable, Extensible Toolkit for Scientific Computation), usada para resolver os sistemas lineares advindos da discretização das equações governantes. A abordagem numérica utilizada é a do Método de Volumes Finitos baseado em Elementos (EbFVM). Os resultados obtidos deste trabalho são expressos em termos das curvas de produção de óleo e gás, comtemplando ainda um comparativo entres os tempos de CPU antes e após as melhorias propostas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54674
ISSN: 2446 8339
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_idaclima.pdf974,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.