Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54727
Title in Portuguese: Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas
Author: Lustosa, Francisca Geny
Mariana, Fernando Bomfim
Keywords: Educação inclusiva
Alfabetização
Acompanhamento educacional especializado
Inclusão socioeducacional
Educação especial
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
Acessibilidade
Pessoa com deficiência
Análise fílmica
Issue Date: 2017
Publisher: Edições UFC
Citation: LUSTOSA, Francisca Geny; MARIANA, Fernando Bomfim (org.). Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas. Fortaleza: Edições UFC, 2017. 234 p.
Abstract in Portuguese: O livro tem como expectativa fundamentar as discussões conceituais ligadas à perspectiva inclusiva, com seus textos acadêmicos, ao tempo em que provoca teórico-metodologicamente à exploração da linguagem cinematográfica e dos elementos que compõem a obra fílmica, conjugada na perspectiva crítica de formação dos sujeitos.
Description: PARTE 1: ANÁLISE HISTÓRICA - Diferenciar para Incluir ou para Excluir? Por uma Pedagogia da Diferença (Maria Teresa Eglér Mantoan); As Sociedades Pestalozzi, o Pensamento e a Ação da Educadora Helena Antipoff: Princípios e Práticas de Educação Especial no Brasil (Heulália Charalo Rafante e Roseli Esquerdo Lopes); O Ato Pedagógico como Coreografia: Metaforizando as Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva (Giovana Rodrigues Oliveira Pires). PARTE 2: NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS - Lugares do Outro: Ideias para Discutir o Filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Atilio Bergamini); A Pedagogia e a Educação da Criança entre a Homogeneidade Idealizada e a Heterogeneidade Real: uma Análise à Luz do Filme 300 (Carlos Bonfim e Claudiana Melo); No Tatear da Afetividade (Karla Patrícia Martins Ferreira e Henrique Sérgio Beltrão de Castro); A Sinfonia da Cidade da Luz (Maria do Céu de Lima, Alexandre Ferraz Greco e Laurence Bisol); Estrelas... Amai para Entendê-las: a Educação Sensível e a Importância do Cinema na Formação Docente (Bernadete Porto e Sérgio Farias); Por uma Escola do Sensível: a Arte de Fabricar Imagens com Sons ou sobre o Filme Vermelho como o Céu (Claudicélio Rodrigues da Silva); Filosofia da Diferença e Educação Inclusiva: Considerações a Partir do Filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Dorgival Gonçalves Fernandes); Análise do Filme Os Melhores Dias de Nossas Vidas: Pressupostos Teóricos para o Debate na Formação de Professores Inclusivos (Francisca Geny Lustosa e Marcia Gardenia Lustosa Pires); Família, Afetos pelos Meandros do Pensamento do Psicanalista Português João dos Santos: Percepções sobre o Filme Uma Lição de Amor (Patrícia Helena Carvalho Holanda e Pedro Parrot Morato); Janelas da Alma: a Vida a Partir de Outro Olhar (Sádia Castro); Maria Montessori e seu Legado Teórico para a Educação Especial: Uma Vida Dedicada às Crianças (Francisca Geny Lustosa).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54727
metadata.dc.type: Livro
ISBN: 978-85-7282-702-7
Appears in Collections:PRÓ-INCLUSÃO - Livros na íntegra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_liv_fglustosa_fbmariana.pdf4,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.