Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54873
Title in Portuguese: Medidas de difusão de parafinas lineares e ramificadas em cristais de zeolito beta pelo método cromatográfico da coluna de comprimento zero (ZLC)
Author: Silva, Antonio José Nascimento da
Maia, Débora Aline Soares
Guimarães, Artemis Pessoa
Gonçalves, Caroline Vieira
Azevedo, Diana Cristina Silva de
Cavalcante Júnior, Célio Loureiro
Keywords: Difusão
Zeólita BETA
Catalisadores
Difusividade
Adsorção
Método ZLC
Issue Date: 2007
Citation: SILVA, Antonio José Nascimento da; MAIA, Débora Aline Soares; GUIMARÃES, Artemis Pessoa; GONÇALVES, Caroline Vieira; AZEVEDO, Diana Cristina Silva de; CAVALCANTE JÚNIOR, Célio Loureiro. Medidas de difusão de parafinas lineares e ramificadas em cristais de zeolito beta pelo método cromatográfico da coluna de comprimento zero (ZLC). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS, 4º., 21 a 24 out. 2007, Campinas, São Paulo, Brasil. Anais[…] Campinas, São Paulo, 2007.
Abstract in Portuguese: A zeólita BETA é classificado como um aluminossilicato de microporos grandes, polimorfo e tridimensional, com anéis de 12 membros na sua estrutura. Devido à estabilidade térmica e química, este material tem sido amplamente utilizado como adsorvente e catalisador em processos de refino de petróleo e petroquímicos. Embora sua estrutura seja semelhante à da mordenita e à da faujasita (X e Y), a arquitetura do poro é diferente. Esta zeólita apresenta canais retos com abertura de 6,7 x 6,7 Å e canais tortuosos de 5,6 x 5,6 Å. Apesar da sua importância, há poucos dados experimentais publicados referentes à adsorção e difusão de alcanos neste tipo de zeólita, especialmente na forma de cristais. O método da Coluna de Comprimento Zero (ZLC) consiste em acompanhar a curva de dessorção para uma pequena amostra de cristais zeolíticos, previamente equilibrada com o adsorbato, sob condições controladas. O presente trabalho teve como objetivo estudar a difusão dos hidrocarbonetos n-hexano, n-heptano, 2,2-dimetilbutano, 2,3-dimetilbutano e 3 – metilpentano em cristais de zeólita BETA, utilizando-se o método ZLC. As corridas experimentais foram realizadas utilizando–se hélio como gás de arraste em diferentes vazões de purga (20 e 40 mL/min) a temperaturas de 100, 150° e 200°C. Os valores para a difusividade intracristalina foram calculados usando-se um modelo de difusão Fickiano que descreve a dinâmica de adsorção no interior do leito adsorvente. Os resultados obtidos mostraram que o calor de dessorção em cristais de zeólita BETA, segue a seguinte tendência: 2,3-DMB < 2,2-DMB < 3-MP < n-hexano < n-heptano.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54873
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Appears in Collections:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_eve_ajnsilva.pdf263,58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.