Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5502
Title in Portuguese: O cultivo da gravioleira em propriedades produtoras de cacau da região sudeste da Bahia: um estudo da viabilidade financeira da cultura
Author: Araújo, Antônio Carlos de
Silva, Lúcia Maria Ramos
Araújo, Leonardo Ventura de
Keywords: Graviola
Viabilidade financeira
Propriedade produtora de cacau
Mata Atlântica
Região sudeste da Bahia
Issue Date: 2006
Publisher: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 44
Citation: ARAÚJO, Antônio Carlos; SILVA, Lúcia Maria Ramos; ARAÚJO, Leonardo Ventura de. O cultivo da gravioleira em propriedades produtoras de cacau da região sudeste da Bahia: um estudo da viabilidade financeira da cultura. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, 44., Fortaleza-CE, 2006. Anais... Brasília-DF: SOBER, v. 1. p. 1-11, 2006.
Abstract in Portuguese: A região Sudeste da Bahia vem buscando formas de superar a crise da cacauicultura. Assim a fruticultura desponta como uma importante alternativa de geração de emprego e renda. A graviola é uma fruta que se adaptou bem às condições locais de solo e clima, o que levou ao aumento da área cultivada no setor, transformando-se, o cultivo dessa fruta, em um fator favorável à diversificação agrícola da região. Outro aspecto positivo da cultura é o aumento da área cultivada, em propriedades produtoras de cacau, com o aproveitamento de fatores de produção ociosos da cacauicultura, proporcionando um incremento da renda, o que tem contribuído na redução do número de produtores de cacau que comercializam madeiras da Mata Atlântica como forma de sustento da família. Sendo assim, considera-se necessário a elaboração de estudos do cultivo da gravioleira, em propriedades de cacau, com a finalidade de determinar o retorno financeiro da atividade, o que poderá subsidiar os cacauiculturores na decisão de investir na cultura na referida região. Os dados para a pesquisa são de origem primária. Utilizaram-se indicadores da análise de investimento, tais como, Valor Presente Líquido, Relação Benefício/Custo, Taxa Interna de Retorno e Período de Recuperação do Capital. Os resultados permitem concluir que a graviola é uma cultura viável e estável financeiramente, na situação em que foi realizado o estudo, embora apresente um período relativamente longo para recuperar o capital investido.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5502
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1806-9479
Appears in Collections:DEA - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_eve_acaraujo.pdf60,77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.