Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55100
Tipo: Dissertação
Título: Análise da relação entre o perfil socioeconômico e o desempenho acadêmico no Curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior pública
Autor(es): Sampaio, Sulanny de Souza
Orientador: Rodrigues, Maxweel Veras
Palavras-chave: Estudantes universitários - Condições sociais;Estudantes universitários - Condições econômicas;Rendimento escolar
Data do documento: 2020
Citação: SAMPAIO, Sulanny de Souza. Análise da relação entre o perfil socioeconômico e o desempenho acadêmico no Curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior pública. 2020.138f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2020.
Resumo: Nas últimas décadas a educação superior tem sido alvo de diversas políticas de democratização do acesso e permanência, objetivando alterar seu cenário que se caracterizava como excludente. Diante dessas ações, tem-se observado a diversificação do perfil dos discentes das instituições de ensino superior e com isso a preocupação em manter esse aluno com desempenho acadêmico satisfatório. Paralela a essa expansão, tem-se a consolidação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, com o objetivo de promover um processo de avaliação nacional, que assegure a qualidade da educação superior. Entre as ferramentas desse sistema, está o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que avalia o desempenho dos discentes das IES. Este estudo, de caráter quantitativo, tem como objetivo estabelecer um método de análise da relação entre o perfil socioeconômico e o desempenho acadêmico no Enade, dos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior pública. Quanto à natureza, a pesquisa classifica-se como aplicada, e quanto aos propósitos, assume características de pesquisa descritiva. Como ferramentas de coleta de dados, foram utilizados dados secundários. Os dados referentes ao perfil socioeconômico e desempenho na prova do Enade foram coletados a partir dos microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Para a interpretação e análises de dados foram aplicados os métodos estatísticos: Anova, Análise de Correlação e Análise Fatorial. Os resultados obtidos através da aplicação da correlação revelam que, apenas o recebimento de bolsa acadêmica mostrou relação com o desempenho discente. Com a aplicação da análise fatorial, complementando o estudo, identificou-se que as variáveis com maiores pesos na relação com o desempenho discente foram as relacionadas com a situação de moradia, situação financeira, forma de ingresso na graduação e incentivo familiar. Observa-se, portanto, que existem variáveis que compõem o perfil socioeconômico que possuem relação com o desempenho discente e por isso devem ser analisadas pelos gestores, objetivando elaborar ações que busquem sanar possíveis deficiências que possam interferir na formação discente e consequentemente no seu desempenho.
Abstract: Throughout the last decades, higher education has been the target of several policies to democratize access and permanence, aiming to alter its scenario characterized by its exclusiveness. In face of such actions, there has been a diversification of the profile of students in higher education institutions and, with that, the concern to keep such student with a satisfactory academic performance. Parallel to this expansion, there is the consolidation of the National System of Higher Education Assessment, with the aim of promoting a national assessment process that ensures the quality of higher education. Among the tools of such system is the National Exam of Student Performance (Enade), which assesses the performance of students from HEIs. This quantitative study aims to establish a method of analyzing the relationship between the socioeconomic profile and the academic performance at Enade, of students enrolled in the Accounting Sciences course at a public higher education institution. In regards to the study’s nature, it is an applied research, and, as for its purposes, it assumes characteristics of a descriptive research. Secondary data were used as data collection tools. The data regarding the socioeconomic profile and performance at the Enade exam were collected from the microdata provided by the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira. The Statistical methods: Anova, Correlation analysis e Factor analysis were applied for the interpretation and analyses of data. The results obtained through the application of correlation revealed that only the receipt of an academic scholarship has been shown to have a relation to student’s performance. With the application of factor analysis, thus complementing the study, it was identified that the variables with the greatest weight in relation to student performance were those related to the housing situation, financial situation, manner of enrollment in the undergraduation course and family incentive. It is observed, then, that there are variables that make up the socioeconomic profile that are related to student’s performance and therefore must be analyzed by managers in order to develop actions that seek to remedy possible deficiencies that may interfere with the student’s education and consequently their performance.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55100
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_sssampaio.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.