Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55147
Tipo: Artigo de Evento
Título: Aproveitamento da sobra de alimentos da cantina universitária para produção de composto orgânico e sua utilização numa horta
Autor(es): Araújo, Cristiano Dantas
Sales Filho, Fausto Correia
Lima, Flávio André de Melo
Araújo, Francisco José Freire de
Andrade, Silvio Carlos Costa de
Palavras-chave: Resíduos sólidos;Compostagem;Horta escolar;Educação ambiental
Data do documento: 2019
Citação: ARAÚJO, Cristiano Dantas; SALES FILHO, Fausto Correia ; LIMA, Flávio André de Melo ; ARAÚJO, Francisco José Freire; ANDRADE, Silvio Carlos Costa de. Aproveitamento da sobra de alimentos da cantina universitária para produção de composto orgânico e sua utilização numa horta. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 30°., 16 a 19 jun. 2019, Natal, no Rio Grande do Norte. Anais [...] Natal, no Rio Grande do Norte, 2019.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo o aproveitamento dos resíduos gerados na cantina do Centro Universitário Farias Brito, localizada na Rua Castro Monte, 1364, Varjota, Fortaleza – Ceará, com as seguintes coordenadas geográficas: 3°44'11.39"S e 38°29'9.36"O. No referido local é disponibilizado diariamente, almoço e janta, além de lanche rápido. Foi realizado um pequeno treinamento com os funcionários da cantina, explicando sobre a separação dos resíduos orgânicos e inorgânicos, coletado e pesado diariamente com uma balança digital de precisão Marte, modelo MS 20k, foi constatado a produção diária de 15kg de resíduos orgânicos. De posse desse resíduo, foi montada a composteira utilizando serragem de uma madeireira próxima e um pouco de areia, com relação C/N na proporção de 30x1. Foi monitorada diariamente e revolvido quando o material atingia uma temperatura perceptível ao tato. Logo após o composto pronto, foi utilizado para implantação de horta de aproximadamente 18m2, com as seguintes culturas: Coentro, Cebolinha, Beterraba e Cenoura. Foi possível observar a praticidade e a boa aceitação por parte dos funcionários, com relação à separação dos resíduos orgânicos, como também a facilidade de montagem e acompanhamento do processo de compostagem, já com relação à horta, foi possível observar o bom desenvolvimento destas culturas com o composto orgânico. Posterior a essas etapas foi realizado ainda, junto com a coordenação do Centro Universitário Farias, um evento de repasse da experiência adquirida com o desenvolvimento do projeto de pesquisa para os alunos dos diversos cursos de graduação do Centro Universitário Farias Brito, alunos das séries iniciais do ensino fundamental e médio da Escola Farias Brito, como também a comunidade em geral e demais interessados. Com a realização deste pretende-se estimular uma conscientização ambiental mais ampla nos participantes do evento, com relação aos processos de separação dos resíduos, tipos de tratamentos dos resíduos orgânicos e posterior utilização do subproduto gerado através da técnica da compostagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55147
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_cdaraújo.pdf185,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.