Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55271
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aulas práticas de instalações elétricas no ensino profissional sob a perspectiva de Paulo Freire
Título(s) alternativo(s): Clases prácticas de instalaciones eléctricas en educación profesional desde la perspectiva de Paulo Freire
Título em inglês: Practical classes of electrical installations in professional education under Paulo Freire’s perspective
Autor(es): Marques, Maria Alice de Freitas
Nobre, Francisco Augusto Silva
Palavras-chave: Ensino Técnico;Educação Profissional - aulas práticas;Freire, Paulo Reglus Neves, 1921-1997
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: MARQUES, Maria Alice de Freitas; NOBRE, Francisco Augusto Silva. Aulas práticas de instalações elétricas no ensino profissional sob a perspectiva de Paulo Freire. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 200-222, jul./dez. 2020.
Resumo: Este artigo versa sobre as aulas práticas de instalações elétricas na educação profissional, onde foram identificados obstáculos de aprendizado relacionados à realidade social dos educandos e as normas técnicas exigidas. Foi proposta uma experiência pedagógica no qual os alunos identificam o problema por meio de seus próprios questionamentos e entraves com conteúdo técnico, de forma que planejam e constroem um painel para as aulas práticas de instalações elétricas, juntamente com a docente. Todo esse processo objetivou trabalhar na perspectiva de Paulo Freire da construção do conhecimento e formação crítica-social, para ensinar aos estudantes a teoria e norma técnica exigida mediante o estímulo de suas reflexões sobre suas realidades sociais. Utilizando uma metodologia qualitativa de análise das falas, expressões e respostas dos estudantes durante todo o processo da experiência pedagógica nas aulas práticas, os resultados que se mostraram positivos em relação ao aprendizado técnico adquirido e a consciência social desenvolvida pelos educandos.
Abstract: This article deals with the practical classes of electrical installations in professional education, where learning obstacles related to the students' social reality and the required technical standards were identified. A pedagogical experience was proposed in which students identify the problem through their own questions and obstacles with technical content, so that they plan and build a panel for the practical classes of electrical installations, together with the teacher. This whole process aimed to work in the perspective of Paulo Freire for the construction of knowledge and critical-social training, to teach students the theory and technical standard required by stimulating their reflections on their social realities. Using a qualitative methodology to analyze the speeches, expressions and responses of students throughout the process of pedagogical experience in practical classes, the results that were shown to be positive in relation to the technical learning acquired and the social awareness developed by the students.
Resumen: Este artículo trata sobre las clases prácticas de instalaciones eléctricas en educación profesional, donde se identificaron obstáculos de aprendizaje relacionados con la realidad social de los estudiantes y los estándares técnicos requeridos. Se propuso una experiencia pedagógica en la que los estudiantes identifican el problema a través de sus propias preguntas y obstáculos con contenido técnico, para que planifiquen y construyan un panel para las clases prácticas de instalaciones eléctricas, junto con el maestro. Todo este proceso tuvo como objetivo trabajar en la perspectiva de Paulo Freire en la construcción del conocimiento y la formación crítico-social, para enseñar a los estudiantes la teoría y el estándar técnico necesarios al estimular sus reflexiones sobre sus realidades sociales. Utilizando una metodología cualitativa de análisis de los discursos, expresiones y respuestas de los estudiantes a lo largo del proceso de experiencia pedagógica en las clases prácticas, los resultados que fueron positivos en relación con el aprendizaje técnico adquirido y la conciencia social desarrollada por los estudiantes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55271
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_mafmarquesfasnobre.pdf283,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.