Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55338
Title in Portuguese: Sujeitos em privação de liberdade pela ótica da Ciência da Informação: estudo sobre a produção científica em base de dados nacional e internacional da área
Author: Sousa, Francisca Liliana Martins de
Pinto, Virgínia Bentes
Farias, Maria Giovanna Guedes
Keywords: Sujeitos em privação de liberdade
Biblioteca prisional
Revisão integrativa
Ciência da Informação
Bases de dados – BRAPCI – LISA
Issue Date: 2020
Publisher: InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
Citation: SOUSA, Francisca Liliana Martins de; PINTO, Virgínia Bentes; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Sujeitos em privação de liberdade pela ótica da Ciência da Informação: estudo sobre a produção científica em base de dados nacional e internacional da área. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 11, n. 1, p. 10-32, mar./ago. 2020.
Abstract in Portuguese: Apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo foi identificar, por meio da revisão integrativa, como a temática dos sujeitos em privação de liberdade está inserida nos estudos da Ciência da Informação, considerando a complexidade da realidade carcerária, e a importância da ciência para a compreensão dos fenômenos sociais desta natureza. A metodologia de análise foi a revisão integrativa, seguindo seis etapas estabelecidas: identificação do tema e seleção da questão de pesquisa; estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão; identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados; categorização dos estudos selecionados; análise e interpretação dos resultados; e apresentação da revisão/síntese do conhecimento. Realizou-se ainda um levantamento bibliográfico em duas bases de dados: Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci) e Library & Information Science Abstracts (Lisa). A análise foi definida a partir de duas categorias, questões de aspectos gerais e questões de aspectos temáticos - essa última foi analisada por meio do software livre de análise qualitativa Iramuteq. Os resultados demonstram que na Brapci não há praticamente literatura referente à temática, a maior parte dos artigos foram recuperados na Lisa. Concluímos que a temática a nível internacional já é discutida a longo prazo e que a biblioteca prisional é uma abordagem recorrente. Desse tema, derivam outros como: análise dos serviços de referência nas prisões, estudo das necessidades de informação, estudo do comportamento informacional e implementação de projetos no cárcere, revelando a diversidade de abordagens.
URI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v11i1p10-32
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55338
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2178-2075
Appears in Collections:BU - Artigos publicados em revistas científicas
PPGCI - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_flmsousa_vbpinto_mggfarias.pdf1,37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.