Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55758
Tipo: Tese
Título: Óbitos por Chikungunya com envolvimento do Sistema Nervoso Central: um estudo transversal de casos durante a epidemia de 2017 no Ceará, Brasil
Autor(es): Lima, Shirlene Telmos Silva de
Orientador: Miyajima, Fabio
Coorientador: Cavalcanti, Luciano Pamplona de Góes
Palavras-chave: Vírus Chikungunya;Sistema Nervoso Central;Arbovírus;Mortalidade
Data do documento: 3-Jan-2020
Citação: LIMA. S. T. S. Óbitos por Chikungunya com envolvimento do Sistema Nervoso Central: um estudo transversal de casos durante a epidemia de 2017 no Ceará, Brasil. 2020. 87 f .Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, 2020.
Resumo: O virus Chikungunya (CHIKV) surgiu nas Americas em 2013 e causou aproximadamente 2,1 milhoes de casos e mais de 600 mortes.Objetivo: Foi realizado um estudo transversal para descrever caracteristicas clinicas, epidemiologicas e genomicas de virus associadas a mortes causadas por CHIKV no estado do Ceara, nordeste do Brasil, durante a epidemia de 2017.Metodos: Soro, liquido cefalorraquidiano (LCR) e amostras de tecido de 100 casos fatais com suspeita de infeccao por arbovirus foram testadas para CHIKV, dengue (DENV) e virus do zika (ZIKV). Relatorios clinicos, epidemiologicos e de obitos foram obtidos para pacientes com infeccao confirmada pelo CHIKV. A analise de regressao logistica foi realizada para identificar fatores independentes associados ao risco de morte durante a infeccao pelo CHIKV. A analise filogenetica foi realizada usando genomas inteiros de um subconjunto de casos.Resultados: 68 casos fatais tiveram infeccao pelo CHIKV confirmada por RT-qPCR (52.9%), antigeno viral (41.1%) e / ou IgM especifico (63,2%). Codeteccao de CHIKV com DENV foi encontrada em 22% dos casos fatais, ZIKV em 2.9% e DENV e ZIKV em 1.5%. Um total de 39 mortes por CHIKV apresentou sinais e sintomas neurologicos e o RNA-CHIKV foi detectado no LCR de 92.3% desses pacientes, mostrando, assim, a correlacao do virus chikungunya com o Sistema Nervoso Central (SNC). Os resultados fatais foram associados a sindrome da disfuncao de multiplos orgaos irreversivel. Pacientes com diabetes parecem morrer com maior frequencia durante a fase pos aguda. Entretanto, CHIKV pode causar mortes mesmo em pacientes sem comorbidades. Os adultos jovens tambem podem morrer por Chikungunya. A analise genetica mostrou a circulacao do genotipo Leste Centro Sul Africano (ECSA) no Ceara e nao revelou mutacao genomica do virus associada a desfecho fatal.Conclusao: A investigacao do maior estudo transversal de mortes por CHIKV ate o momento revela a correlacao do CHIKV com o SNC e tambem que as cepas de CHIKV-ECSA podem causar morte em individuos de grupos de risco e sem risco, incluindo adultos jovens.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55758
Aparece nas coleções:DMC - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tese_stslima.pdf5,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.