Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55911
Tipo: Artigo de Evento
Título: Os fornos na indústria cerâmica no Ceará
Autor(es): Sales, Juscelino Chaves
Sales, Antônio Jefferson Mangueira
Silva Filho, José Miranda da
Almeida, José Silva de
Sombra, Antônio Sérgio Bezerra
Sancho, Emmanuelle de Oliveira
Palavras-chave: Cerâmica vermelha;Fornos;Cerâmica - Indústria
Data do documento: 2012
Citação: SALES, Juscelino Chaves; SALES, Antônio Jefferson Mangueira; SILVA FILHO, José Miranda da; ALMEIDA, José Silva de; SOMBRA, Antônio Sérgio Bezerra; SANCHO, Emmanuelle de Oliveira. Os fornos na indústria cerâmica no Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 56º.; CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE CERÂMICA, 1º.; BRAZILIAN SYMPOSIUM ON GLASS AND RELATED MATERIALS, IX, 03 a 06 jun. 2012, Curitiba, Paraná, Brasil. Anais[…] Curitiba, Paraná, 2012.
Resumo: Os fornos são equipamentos que vem sendo utilizado pelo homem desde os primórdios da humanidade claro de eram bem arcaicos. No livro do gênesis na bíblia quando foram construir a Torre de Babel encontramos o seguinte: e disseram uns aos outros: “Vamos, façamos tijolos e cozamo-los no fogo”. Serviu-se de tijolos em vez de pedras (Gn 11,3). O presente trabalho mostra a situação atual dos fornos utilizados na indústria de cerâmica vermelha no estado do Ceará. Concluiu-se que a grande maioria dos equipamentos de sinterização utilizada ainda está muito longe de ter um melhor rendimento. Estes fornos apresentam baixo rendimento térmico é grande consumo de lenha, onde podemos citar os fornos Paulistinha, Redondos, em L, Vagão e o próprio forno Continuo chamado Hoffman. Porem percebeu-se a existência de fornos do tipo Túnel e Cedam que tem menor consumo de energia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55911
ISSN: 2175-8891
Aparece nas coleções:DETE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_jcsales.pdf350,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.