Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56002
Title in Portuguese: Promoção do aleitamento materno e da doação de leite humano em um grupo de apoio virtual
Title: Promotion of breastfeeding and human milk donation in a virtual support group
Author: Barbo, Raquel Medeiros Bastos Roriz
Menezes, Ida Helena Carvalho Francescantonio
Martins, Karine Anusca
Keywords: Aplicativos Móveis
Aleitamento Materno
Bancos de Leite
Issue Date: 2020
Publisher: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citation: BARBO, R. M. B. R. ; MENEZES, I. H. C. F. ; MARTINS, K. A. Promoção do aleitamento materno e da doação de leite humano em um grupo de apoio virtual. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 3, p. 01-19, ago./dez. 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56002. Acesso em: 12/01/2021.
Abstract in Portuguese: Objetivo: Analisar um grupo em uma rede social virtual (WhatsApp®) como estratégia para fortalecer a prática de amamentação e doação de leite humano. Método: Estudo qualitativo de intervenção com uma amostra intencional composta por 24 doadoras de leite humano. Durante três meses, foram compartilhados conteúdos conforme temas definidos por uma entrevista inicial. Ao final da intervenção, realizaram-se entrevistas semiestruturadas para avaliar o processo educativo mediado pelo WhatsApp®. Adotou-se a modalidade temática da análise de conteúdo. A ação educativa fundamentou-se nos seguintes princípios de Paulo Freire: rigor científico, ética, diálogo, respeito à sabedoria e à vivência prática das participantes. Resultados: Dois núcleos temáticos foram evidenciados com a análise: “As expectativas em relação a um grupo virtual de apoio à amamentação” e “A experiência em um grupo virtual de apoio à amamentação”. A expectativa das mães com o grupo consistia em resolver as suas dificuldades com a amamentação e em apoiar outras mães. O grupo revelou a possibilidade de aprendizagem, trocas e estímulo à doação. Conclusão: O grupo na rede social fortaleceu a prática da amamentação, promoveu aprendizado, apoio à amamentação e estímulo à doação de leite humano, conforme as percepções das participantes.
Abstract: Objective: To analyze a group on a virtual social network (WhatsApp®) as a strategy to strengthen the practice of breastfeeding and human milk donation. Method: Qualitative intervention study with an intentional sample composed of 24 human milk donors. For three months, some contents were shared according to the themes defined by an initial interview. At the end of the intervention, some semistructured interviews were conducted to assess the educational process mediated by WhatsApp®. A thematic modality of content analysis was adopted. The educational action was based on the following principles of Paulo Freire: scientific rigor, ethics, dialogue and respect for the wisdom and practical experience of the participants. Results: Two thematic groups were evidenced from the analysis: "The expectations towards a virtual breastfeeding support group" and "The experience in a virtual group on breastfeeding". The expectation of mothers with the group consisted in resolving their difficulties with breastfeeding and supporting other mothers. The group revealed the possibility of learning, exchanging and encouraging donation. Conclusion: The group on the virtual social network strengthened the practice of breastfeeding, promoted learning, supported breastfeeding and encouraged the donation of human milk, according to the participants' perception.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56002
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2525-9563
Appears in Collections:NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_rmbrbarbo.pdf351,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.