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Title in Portuguese: Tutoria como metodologia de Ensino a Distância (EaD): relato de experiência na qualificação para a Atenção Básica
Title: Tutoring as a Distance Education (DE) methodology : experience report on qualification for primary care
Author: Durand, Michelle Kuntz
Lima, Margarete Maria de
Vendruscolo, Carine
Silva, Kátia Jamile da
Keywords: Atenção Básica em Saúde
Educação Superior
Ensino a Distância
Issue Date: 2020
Publisher: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citation: DURAND, Michelle Kuntz et al. Tutoria como metodologia de Ensino a Distância (EaD): relato de experiência na qualificação para a Atenção Básica. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 3, p. 01-13, ago./dez. 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56019. Acesso em: 13/01/2021.
Abstract in Portuguese: Introdução: o Programa Mais Médicos (PMM) inseriu profissionais de diferentes nacionalidades no Sistema Único de Saúde (SUS), o que gerou a necessidade de educação permanente para sua atuação nos diferentes cenários do País, gerando a necessidade de uso da Educação a Distância (EaD) online como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem Métodos: trata-se do relato de experiência sobre tutoria no Curso de Especialização em Atenção Básica ofertado pela a Universidade Aberta do SUS (UNASUS) para médicos inscritos no PMM e Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB). O curso teve duração de doze meses, com carga horária de 390 horas. Cada tutor foi responsável por uma turma de, aproximadamente, 40 discentes. Resultados: a tutoria, na EaD online, contribui para a formação discente e docente, pois se ancora no desenvolvimento do processo crítico-reflexivo como método de ensino; permite o enfrentamento de desafios encontrados no processo e contribui para a resolubilidade da Atenção Básica. Conclusão: A EaD online possibilita o compartilhamento de informações de maneira equânime e universal. É importante fomentar o aprendizado crítico e reflexivo com novas e abrangentes práticas de ensino e aprendizagem, possibilitando romper barreiras geográficas e paradigmáticas no campo da formação em saúde com vistas à qualificação do SUS e melhoria do acesso e da resolubilidade na assistência à saúde.
Abstract: Introduction: the More Doctors Program (PMM) inserted professionals from different nationalities in the Unique Health System (SUS), what demanded that the necessity of the permanent education in the different sceneries of the country, so that distance education proved to be a accessible tool for individuals from different locations. Methods: this is an experience report on tutoring at the Open University of SUS (UNASUS) along with the Specialization Course in Primary Health Care for physicians enrolled in the PMM and the Program for the Enhancement of Primary Care Professionals (PROVAB). The course lasted twelve months, with a workload of 390 hours. Each tutor was responsible for a class consisting in approximately 40 students. Results: tutoring, in distance education, contributes to student and teacher training, as it is anchored in the development of the criticalreflective process as a teaching method; it allows to face challenges found in distance education and contributes to the resolution of Primary Care. Conclusion: distance education enables the sharing of information in an equitable and universal way. It is necessary to foster critical and reflective learning through new and comprehensive teaching practices that make it possible to break geographic and paradigmatic barriers in the field of health education with a view to qualifying SUS and improving access and resolvability in health care.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56019
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2525-9563
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