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Tipo: Dissertação
Título: Efeito de uma cartilha educativa sobre o sono de crianças egressas da unidade neonatal: avaliação do conhecimento, atitude e prática dos pais
Autor(es): Oliveira, Lusiana Moreira de
Orientador: Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão
Palavras-chave: Sono;Enfermagem;Tecnologia Biomédica
Data do documento: 1-Dez-2020
Citação: OLIVEIRA, L. M. Efeito de uma cartilha educativa sobre o sono de crianças egressas da unidade neonatal: avaliação do conhecimento, atitude e prática dos pais. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56131. Acesso em: 04/08/2022.
Resumo: O sono é apontado como a principal função cerebral no inicio da infância, sendo importante para o crescimento e desenvolvimento infantil. Objetivou-se avaliar o efeito da cartilha educativa “Cuidando do sono da criança” no conhecimento, na atitude e na prática dos pais de crianças egressas da unidade neonatal. Estudo quase-experimental, do tipo intervenção antes e depois, realizado em um ambulatório especializado de pediatria da Universidade Federal do Ceará - UFC, com 50 pais de crianças de 0 a 24 meses. Os critérios de inclusão: pai/mãe egressas da unidade neonatal; estar presente no dia da consulta; ser considerado principal cuidador; dormir com a criança no período noturno; possuir telefone fixo ou móvel; ser alfabetizado; residir na grande Fortaleza (grande fortaleza). Foram excluídos os pais de crianças que possuam alterações biológicas ou patológicas; pais que possuam alguma deficiência auditiva. A coleta de dados foi realizada de Novembro/2019 a Março/2020. Foram utilizados um formulário para caracterização sociodemográfica dos pais e perinatal das crianças, o inquérito CAP (Conhecimento, Atitude e Prática) e a cartilha educativa como intervenção. No pré-teste procedeu-se à leitura da cartilha pelos pais e, após 15 dias, foi realizado o pós-teste via telefone. Empregou-se o teste de Wilcoxon e t de Student para a comparação das proporções e das médias no pré e pós-teste, respectivamente. Aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da UFC parecer número 17946619.7.0000.5054. A amostra de pais foi predominantemente do sexo feminino (94%), de 25 a 34 anos (44%), em união consensual (46%), com ensino médio completo ou incompleto (76%), renda igual a um salário mínimo (38%). Em relação às crianças, a maioria nasceu pré-termo (82%), idade de zero a seis meses (62%), de 2000-2499 gramas (60%), internadas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (68%), de 1 a 10 dias (50%), pela prematuridade (48%). Quanto ao sono infantil, dormir em berço no quarto dos pais e entre 18 e 21 horas foram as variáveis mais prevalentes. Após a leitura da cartilha e aplicação do pós-teste, houve aumento das médias do conhecimento, da atitude e da prática relacionadas às variáveis sociodemográficas, principalmente morar junto ao cônjuge, ter ensino médio completo ou incompleto e renda de um salário mínimo. A prematuridade e a idade da criança até sexto mês apresentou maiores médias no pós-teste, assim como o internamento na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru por prematuridade ou baixo peso ao nascer no conhecimento e na atitude. Dormir na cama dos pais demonstrou maior aumento de médias no CAP e valores de p ≤0,05. Frente ao exposto, destaca-se que após o uso da cartilha educativa, as médias de acerto dos pais no conhecimento, na atitude e na prática obtiveram aumento considerável, reforçando a 10 importância de orientar os pais sobre o sono infantil, utilizando materiais educativos válidos, que possam auxiliá-los na obtenção do conhecimento, no desenvolvimento de atitude e prática para um sono de qualidade e com segurança. A utilização da metodologia CAP permitiu conhecer a população estudada, na qual se identificou o que os pais sabem, pensam e como agem na promoção do sono infantil. Além disso, foi possível a identificação das reais lacunas presentes no conhecimento, na atitude e na prática que podem predispor ou dificultar na qualidade do sono dessas crianças.
Abstract: Sleep is identified as the main brain function in early childhood, being important for child growth and development. The objective of this study was to evaluate the effect of the educational booklet “Taking care of the child's sleep” on the knowledge, attitude and practice of parents of children discharged from the neonatal unit. Quasi-experimental study, the intervention type before and after, carried out in a specialized pediatric outpatient clinic at the Federal University of Ceará - UFC, with 50 parents of children aged 0 to 24 months. Inclusion criteria: father / mother from the neonatal unit; be present on the day of the consultation; be considered the main caregiver; sleeping with the child at night; have a fixed or mobile phone; be literate; reside in the great Fortaleza (great fortress). Parents of children with biological or pathological changes were excluded; parents who have a hearing impairment. Data collection was carried out from November / 2019 to March / 2020. A form was used for sociodemographic characterization of parents and perinatal of children, the KAP survey (Knowledge, Attitude and Practice) and the educational booklet as an intervention. In the pretest, the parents read the booklet and, after 15 days, the post-test was carried out by telephone. The Wilcoxon test and Student's t test were used to compare proportions and means in the pre and post-test, respectively. Approved by the UFC Research Ethics Committee, opinion number 17946619.7.0000.5054. The sample of parents was predominantly female (94%), 25 to 34 years old (44%), in a consensual union (46%), with complete or incomplete high school (76%), income equal to one minimum wage (38%). In relation to children, most were born preterm (82%), aged from zero to six months (62%), from 2000 to 2499 grams (60%), admitted to the Neonatal Intensive Care Unit (68%), from 1 to 10 days (50%), due to prematurity (48%). As for infant sleep, sleeping in a crib in the parents' room and between 6 pm and 9 pm were the most prevalent variables. After reading the booklet and applying the post-test, there was an increase in the means of knowledge, attitude and practice related to sociodemographic variables, mainly living with the spouse, having completed or incomplete high school and earning a minimum wage. Prematurity and the child's age up to six months showed higher averages in the post-test, as well as hospitalization Conventional neonatal intermediate care unit, due to prematurity or low birth weight in knowledge and attitude. Sleeping in the parents' bed showed a greater increase in means in the KAP and p values ≤0.05. In view of the above, it is noteworthy that after using the educational booklet, the parents' average scores on knowledge, attitude and practice have increased considerably, 12 reinforcing the importance of advising parents on infant sleep, using valid educational materials, that can assist them in obtaining knowledge, in developing attitude and practice for quality and safe sleep. The use of the KAP methodology allowed to know the studied population, in which it was identified what the parents know, think and how they act in the promotion of infant sleep. In addition, it was possible to identify the real gaps in the knowledge, attitude and practice that may predispose or hinder the sleep quality of these children.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56131
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