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Title in Portuguese: Percepções e significados da festa de São Francisco de Assis na dinâmica educativa de Cascavel-Ce
Author: Lima, Victor Hugo Lemos
Advisor(s): Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
Keywords: Tempo simbólico
Festa de São Francisco de Assis
Dinâmica educativa
Issue Date: 2020
Citation: LIMA, Victor Hugo Lemos. Percepções e significados da festa de São Francisco de Assis na dinâmica educativa de Cascavel-Ce. 2020. 59 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Abstract in Portuguese: A presente pesquisa tem como objeto de estudo a festa de São Francisco de Assis no município de Cascavel – CE. Sob um tempo simbólico demarcado, a festividade contorna e recria diferentes espaços, mobilizando o sacroprofano a cada edição. No interior desta temática, objetiva-se analisar possíveis dinâmicas educativas durante o tempo simbólico da festa através da investigação de relações interinstitucionais (escola e igreja) nos encaminhamentos dos festejos. Para tanto, ancorou-se em discussões mobilizadas pelo campo da Geografia Cultural, bem como de observações participantes e entrevistas direcionadas aos devotos e representantes institucionais (representante da comissão paroquial organizadora da festividade e representantes das escolas EEEP Edson Queiroz e Centro Educacional Juvenal de Carvalho). Verificou-se que não há qualquer relação interinstitucional entre tais escolas e a paróquia de Cascavel no que se refere à festa, mas há indícios da presença significativa de um público escolar participante. Tal público escolar que se incorpora, transita e influencia ativamente na dinâmica dos festejos demonstra a pertinência de se investigar os caminhos de uma dinâmica educativa na festividade, pertinência que se fortalece ao encarar a festa de São Francisco de Assis como um patrimônio cultural e imaterial do município e as possíveis ações em torno de uma educação patrimonial que poderiam ser suscitadas pelo tempo simbólico da festividade.
Abstract: This research has as object of study the festival of Saint Francis of Assissi in the city of Cascavel - CE. Situated in a delimited symbolic time, the festivity contours and recreates different spaces, mobilizing sacro-profane aspects in each new edition. The objective of this research is to analyze possible educational activities during the symbolic time of the festival through the investigation of the interinstitutional relations between the school and the church during the realization of the festivities. To this end, we based ourselves in discussions mobilized in the field of Cultural Geography, as well as participant observations, and interviews with devotees and institutional representatives (a representative of the parish committee organizing the festival, and representatives of the schools EEEP Edson Queiroz e Centro Educacional Juvenal de Carvalho). While it was verified that there is no interinstitutional relation between the schools and the parish in the organization of the festival, there is evidence of a large presence of public from those schools taking part in the festivities. Such public actively transit, incorporate, and influence the dynamic of the festivities, demonstrating the relevance of investigating the possibilities of educational activities in the event, such relevance being strengthened when one recognizes the festival of Saint Francis of Assissi as a cultural and intangible heritage of the city, and the possible actions focused on heritage education that could be fomented by the symbolic time of the festivity
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56157
metadata.dc.type: TCC
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