Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56222
Tipo: Resumo
Título: Multi e múltiplos letramentos no processo de elaboração de material didático de E/LE do curso de extensão “Espanhol Acessível” ((Projeto pessoas com deficiência visual e formação inclusiva: uma introdução à língua espanhola por meio de multi e múltiplos letramentos)
Autor(es): Rodrigues, Dayana da Silva Alves
Reinaldo, Fátima Thaís de Almeida
Melo, Sara Saraiva
Lima, Beatriz Furtado Alencar
Palavras-chave: Educação inclusiva;Cegos - Educação;Professores - Formação;Língua espanhola - Estudo e ensino
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: RODRIGUES, Dayana da Silva Alves; REINALDO, Fátima Thaís de Almeida; MELO, Sara Saraiva; LIMA, Beatriz Furtado Alencar. Multi e múltiplos letramentos no processo de elaboração de material didático de E/LE do curso de extensão “Espanhol Acessível” ((Projeto pessoas com deficiência visual e formação inclusiva: uma introdução à língua espanhola por meio de multi e múltiplos letramentos). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O curso “Espanhol Acessível” constitui-se como o elo de contato com as pessoas cegas de Fortaleza por meio do projeto de extensão “Pessoas com deficiência visual e formação inclusiva: uma introdução à língua espanhola por meio de multi e múltiplos letramentos”. Esse projeto de extensão debruça-se na reflexão/ação sobre como nós, estudantes de graduação – futuros professores da educação básica –, podemos nos preparar para melhor atender a um público de pessoas com deficiência visual. O curso tem como público alvo pessoas com deficiência visual e será realizado na ACEC, sendo 98% do público sócios desta instituição. Trabalhamos com o conceito de ordem visiocêntrica do discurso (LIMA, 2015) para refletirmos sobre como os materiais didáticos não contemplam a contento estudantes que não tem como centro o sentido da visão em suas práticas de letramento. A interdisciplinaridade entre as pesquisas da multimodalidade e dos Novos Estudos do Letramento foram a base teórica na qual nos fundamentamos. A pesquisa para elaboração do material seguiu os seguintes passos: 1. Selecionar livros de Espanhol nível básico utilizados em cursos livres; 2. Selecionar conteúdos recorrentes nos livros; 3. Divisão desses conteúdos entre os bolsistas do projeto; 4. Construção do material didático ouvindo pessoas cegas através de um questionário indagando-as sobre o que elas achavam importante ser abordado. O material será disponibilizado em uma plataforma virtual que segue os parâmetros do Design Universal, será impresso em Braille e os áudios dos textos da apostila foram gravados por nós bolsistas, a professora coordenadora do projeto e alunos do curso de Letras Espanhol Noturno e Diurno da UFC. A interdisciplinaridade entre as pesquisas da multimodalidade e dos Novos Estudos do Letramento foram a base teórica na qual nos fundamentamos. Contamos com a parceria financeira da UFC para a concessão das bolsas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56222
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dsarodrigues.pdf78,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.