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Title in Portuguese: O grupo como estratégia de sobrevivência: configurações vinculares de crianças na favela
Author: Oliveira, Hilda Coutinho de
Advisor(s): Matos, Evandro Gomes de
Keywords: Psicanálise
Comunidade Terapêutica
Criança
Áreas de Pobreza
Issue Date: 2000
Citation: OLIVEIRA, H. C. O grupo como estratégia de sobrevivência: configurações vinculares de crianças na favela. 2000. 427 f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
Abstract in Portuguese: Esta pesquisa versou sobre as configurações vinculares engendradas por um grupo de crianças que habitavam a Favela do Pirambu, localizada em Fortaleza, no Ceará Efetivou-se por meio de observação participante, sendo fundamentada pelo método qualitativo-clínico. Foram analisadas 15 dentre as 39 sessões de observação do referido grupo, que era composto por 32 crianças de ambos os sexos, com idades variando de 6 a 12 anos, e que frequentavam a escola comunitária. Temas inerentes à psicodinâmica grupai foram registrados durante minha participação. Considerei, em relação aos membros, suas expressões comportamentais, verbais e lúdicas, dirigidas ou livres, na sala de aula, no refeitório e no recreio, que me possibilitaram destacar questões recorrentes em meio ao pluralismo dos dados, buscando decifrar seus sentidos. O processo analítico da vinculação foi organizado nas seguintes categorias: 1) criança com pessoas centrais, 2) criança com criança, 3) criança com grupo, 4) criança com tarefa, 5) criança com mundo externo, 6) contra transferência das professoras, e 7) contra transferência da pesquisadora. Seus conteúdos foram compreendidos com base na teoria grupanalítica, quando foram utilizados, mais especificamente, as idéias winnicottianas concernentes a: a) o grupo como espaço potencial e transicional; e b) a tendência anti-social. Sintetizo as descobertas desta pesquisa, inaplicáveis a generalizações, no item reservado às considerações finais, onde também ressalto a necessidade do engajamento conjunto da sociedade e dos profissionais no que tange à recriação de vínculos, que devem ser, efetivamente, favoráveis a todos os indivíduos, e em qualquer época. Seus resultados revelaram que a convivência, no contexto específico da comunidade, pareceu representar um significativo apoio emocional para as crianças, apesar da sociedade caótica, violenta e excludente em que estavam inseridas. Instauraram vínculos solidários com outros, mesmo que suas histórias desvelassem privações emocionais primitivas. Não percebí demonstrações acentuadas de tendência anti-social, mas episódicas atuações concernentes a furtos de pequenas dimensões, e diferentes modos de destrutividade. O grupo escolar e, de forma mais ampla, o corpo social do Pirambu, onde se estabeleceu o Projeto de Saúde Mental Comunitária 4 Varas, afiguraram-se como universos que reativaram âmbitos primordiais do holding materno no que se refere a estrutura física e suporte afetivo. Colegas, professoras e comunitários pareceram ter instigado transicionalidade num espaço que se transmutou em lúdico e terapêutico ao propiciar criação e reciprocidade. Observei que o grupo reconstruiu afetos e preservou para si mesmo uma grata possibilidade humana de restruturação.
Abstract: This research treated of link confígurations engendered by a childrem group that lived in the slum of Pirambu, located in Fortaleza, Ceará. It was accomplished by participant observation, and based on clinic qualitative method, Fifteen observation sessions were analysed, among thirty nine realized, at the foresaid group, that was composed by thirty two children, with ages varying from six to twelve years old, and who attended the communitarian school integrated the House of Child. Themes inherents the group psychodynamic were registered during my participation. I considered, relatively the mcmbers, their behavior, verbal and joke expressions, dirccted or ffee, in the classroom, in the refectory and the area destined for recreation, that allowed me to stand out appealing questions almost the plurality data, searching to decipher their meanings. The analytic process of entailment was organized in the following categories: 1 )child with central persons; 2)child with child; 3)child with group; 4)child with task; 5)child with externai world; ójobjection transference of teachers; and 7)objection transference of rescarcher. Their contenLs were understood conform the group analytic theory, when were utilized, more specifically, the ideas of Winnicott related to: a)the group as transitional and potential space; and b)the objection-social tendency. 1 synthesize the discoveries this research, that are inaplicables for generalizations, in the item reserved to final considerations, where I emphasize, too, the nccessity of united social and professional engagement related to crcation of entails again, that shall be, effectively, favorables for everybody forever. Their resuls revealed the acquaintance, in the specific context of community, appeared to represent an significant emotional base for children, in spite of exclusive, violent and chaotical society where they were inserted. They established solidary links with others, even if their histories had revealed archaic and primitive emotional privations. Stressed demonstrations of objection-social tendency weren't noted, but episodic actings of objection-social tendency relating to stealings of little dimensions, and different ways of destruetion. The scholar group and the bigger social body of Pirambu, where the Project of Mental Health Four Sticks were established, shaped as universes that activated primordial ambits of motherly holding related to the physics strueture and affective support again. Friends, teachers and communitarians appeared to have instigating transition in the space that transformed itself in joyftil and therapeutic because it propitiates creation and reciprocality. It was observed the group constructed affections and preserved for itself an grateful human possibility of new strueture.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56249
metadata.dc.type: Tese
Appears in Collections:DMC - Teses defendidas em outras instituições

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