Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56267
Tipo: Resumo
Título: A importância social e científica do projeto Núcleo de Defeitos da Face (NUFACE)
Autor(es): Alcantara Filho, Emanoel de Jesus
Nascimento, Andrezza Martins do
Regis, Rômulo Rocha
Silva, Antônio Materson da
Fiamengui, Lívia Maria Sales Pinto
Negreiros, Wagner Araújo de
Palavras-chave: Prótese maxilo-facial;Face - Anomalias;Face - Doença;Corpo e mente
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ALCANTARA FILHO, Emanoel de Jesus; NASCIMENTO, Andrezza Martins do; REGIS, Rômulo Rocha; SILVA, Antônio Materson da; FIAMENGUI, Lívia Maria Sales Pinto; NEGREIROS, Wagner Araujo de. A importância social e científica do projeto Núcleo de Defeitos da Face (NUFACE). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: A reabilitação aloplástica, anatômica, funcional e estética das perdas e malformações faciais é função do cirurgião-dentista no âmbito da especialidade de Prótese Bucomaxilofacial. O Núcleo de Defeitos da Face (NUFACE) atua há 20 anos, sendo considerado como Projeto de Extensão a partir de 2013, promove a reabilitação de forma integral quanto à anatomia, à estética, à função e quanto aos aspectos psicológicos e sociais por meio da instalação de próteses bucomaxilofaciais. Assim, objetiva-se relatar a importância do projeto no âmbito social e científico. O NUFACE tem por objetivos corrigir defeitos faciais, restaurar e corrigir as funções da fala, mastigação, deglutição e respiração, além de possibilitar a melhoria da auto-estima, mantendo ou devolvendo o conforto psicológico do paciente, reintegrando-o no convívio social, sobretudo familiar. O ambulatório atende pacientes das regiões Norte e Nordeste, em grande maioria pacientes que são encaminhados pelas redes pública e privada de Fortaleza, sobretudo pelo Hospital Universitário Walter Cantídio, Hospital Geral de Fortaleza, Instituto do Câncer do Ceará e Santa Casa de Misericórdia do Ceará. A equipe é multidisciplinar, sendo formada por profissionais voluntários (dentistas, fonoaudiólogas e psicólogos) e por acadêmicos de Odontologia. Além disso, o NUFACE é de extrema importância na formação acadêmica na especialidade de prótese bucomaxilofacial, visto que essa não integra a grade curricular. O projeto faz parte de um número limitado de serviços que realizam reabilitação buco-facial no país, e as ações desenvolvidas dão, ao Núcleo de Defeitos da Face, grande relevância de impacto social e importância imprescindível na comunidade científica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56267
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ejafilho.pdf41,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.