Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56365
Title in Portuguese: Conversando sobre segurança na internet: o processo de inclusão digital no assentamento Che Guevara - Ocara/CE (CRID - uma proposta de comunidades digitais rurais (PD00.2012.PJ.0476)
Author: Xavier, Ellie Zohn Freitas
França, Roberta Cavalcante de
Barbosa, Jéssica de Castro
Costa, Franksuan Morais da
Borges Neto, Herminio
Keywords: Inclusão digital
Segurança computacional
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: XAVIER, Ellie Zohn Freitas; FRANÇA, Roberta Cavalcante de; BARBOSA, Jéssica de Castro; COSTA, Franksuan Morais da; BORGES NETO, Herminio. Conversando sobre segurança na internet: o processo de inclusão digital no assentamento Che Guevara - Ocara/CE (CRID - uma proposta de comunidades digitais rurais (PD00.2012.PJ.0476). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Portuguese: A Inclusão Digital permite às pessoas alguns benefícios para a vida particular e profissional. Porém, cada vez mais, sabe-se que há riscos no uso indiscriminado da web, portanto é muito importante se falar sobre a segurança na internet. Esse foi um dos temas abordados pelo Projeto CRID (Centros Rurais de Inclusão Digital), uma iniciativa do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará em parceria com o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a FETRAECE (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que tem como objetivo promover o acesso de comunidades rurais à tecnologias como a web e o computador, através da implantação de uma Unidade de Inclusão Digital (UID). Uma das formações ministradas pelos bolsistas do projeto no assentamento Che Guevara – Ocara/CE, teve como tema “Cidadania, netquetas e segurança na Internet”. Portanto, o objetivo deste trabalho é descrever e analisar essa formação, através da observação de dois documentos (planejamento e relatório) e da experiência vivenciada pelos bolsistas no assentamento. Este trabalho traz como resultado a discussão levantada pelos formadores junto à comunidade sobre os perigos que circulam na web. O grupo foi dividido em equipes, que ficaram responsáveis por enumerar os benefícios e malefícios que ela nos traz. Depois, todos compartilharam suas opiniões sobre o assunto, mostrando o quão é importante estarmos informados dos riscos aos quais somos expostos diariamente. Eles comentaram desde os cuidados simples que devem ser tomados, como: fazer login ao sair de uma conta de e-mail ou rede social, até casos mais complexos como os dos atores Carolina Dieckmann e Stenio Garcia, que tiveram suas fotos íntimas vazadas na rede.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56365
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_ezfxavier.pdf78,15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.