Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56454
Tipo: Tese
Título: Parâmetros ventilatórios e lesão renal aguda na síndrome do desconforto respiratório agudo: um estudo de inferência causal
Autor(es): Leite, Tacyano Tavares
Orientador: Libório, Alexandre Braga
Palavras-chave: Lesão Renal Aguda;Respiração Artificial;Síndrome do Desconforto Respiratório do Adulto
Data do documento: 29-Out-2021
Citação: LEITE, T. T. Parâmetros ventilatórios e lesão renal aguda na síndrome do desconforto respiratório agudo: um estudo de inferência causal. 2021. 51 f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Objetivo: Avaliar os parâmetros ventilatórios associados com o desenvolvimento subsequente de lesão renal aguda grave em pacientes sob ventilação mecânica acometidos da síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). Metodologia: Estudo de coorte retrospectivo, analisando o banco de dados de domínio público – Multiparameter inteligent Monitoring in Intensive Care-III (MIMICIII). A amostra consistiu em pacientes maiores de 15 anos de idade, internados em UTI, em ventilação mecânica controlada a volume por um período mínimo de 48 h e com diagnóstico de SDRA. Resultados: Possuíam dados completos e foram inclusos nas análises finais 1.142 pacientes com o diagnóstico de SDRA em VM por pelo menos 48 h. De acordo com um diagrama acíclico direcionado (DAG) de inferência causal, que incluía complacência do sistema respiratório (Crs), volume corrente (Vt), pressão de distensão (ΔP), pressão de platô (PPlat), PEEP, PaO2 e PaCO2 como possíveis exposições relacionadas à LRA grave, apenas os níveis de Crs e PEEP tiveram associação causal significativa com a ocorrência de LRA grave (OR 0,90, IC 95% 0,84-0,94 para cada redução de 5 ml / cmH2O em Crs; OR 1,05 IC95% 1,03-1,10 para cada aumento de 1 cmH2O de PEEP). Utilizando-se uma análise de mediação, foi examinado se algum parâmetro gasométrico, da ventilação mecânica ou hemodinâmico poderia explicar os efeitos da Crs na LRA. Tal análise revelou que apenas a PEEP mediou significativamente parte desse efeito, em pequena intensidade, apenas 5% do efeito da Crs foi mediado pela ação da PEEP. Os efeitos da PEEP, por sua vez, não foram mediados por nenhum outro parâmetro avaliado. As análises de sensibilidade com (1) necessidade de terapia renal substitutiva (TRS) como desfecho alternativo e (2) apenas pacientes com Vt < 8 mL / kg confirmaram os principais achados. Ao tentar validar as suposições do DAG, confirmamos que apenas ΔP estava associado à mortalidade, mas não se associou à ocorrência LRA grave. Conclusões: A Crs e a PEEP são as únicas variáveis relacionadas à ventilação mecânica com associação causal direta com a ocorrência de LRA grave. Abordagens com objetivo de reduzir Vt e/ou ΔP na SDRA parecem ter efeito limitado na proteção prevenção da lesão renal.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56454
Aparece nas coleções:DMC - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tese_ttleite.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.