Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56501
Tipo: Resumo
Título: Observatório de Conflitos Urbanos da cidade de Fortaleza
Autor(es): Souza, Francisca Gabrielle de Lima
Moura, Luciana Ribeiro
Freitas, Rosângela Mendes de
Holanda, Larissy Alana da Silva
Oliveira, Rebecca Maria de Freitas Sousa
Monte, Francisca Silvania de Sousa
Palavras-chave: Violência urbana;Movimentos sociais
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SOUZA, Francisca Gabrielle de Lima; MOURA, Luciana Ribeiro; FREITAS, Rosângela Mendes de; HOLANDA, Larissy Alana da Silva; OLIVEIRA, Rebecca Maria de Freitas Sousa; MONTE, Francisca Silvania de Sousa. Observatório de Conflitos Urbanos da cidade de Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Este trabalho tem como finalidade apresentar o Observatório de Conflitos Urbanos da cidade de Fortaleza, que constitui o Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual (NUPLAC-Fortaleza), executado pelo Laboratório de Estudos de Políticas Públicas (LEPP/UFC), em parceria com o Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza (ETTERN), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Observatório utiliza-se de dados consultados em jornais de grande circulação da cidade para realizar levantamento dos conflitos urbanos e movimentos sociais, sendo estes verificados nos arquivos da Biblioteca Pública Municipal de Fortaleza, datados a partir de 1992 a 2009, e o restante dos dados analisados em plataforma online dos jornais até os dias atuais. A cada conflito identificado entre o coletivo e a instituição ou grupo mobilizado, é preenchida uma ficha digital, constituída de um breve relato contendo informações cruciais do ocorrido entre as partes envolvidas. Reuniões com a coordenação são realizadas semanalmente para que ocorra a correta classificação e análise dos conflitos mapeados na cidade. Com isto, pode-se observar outro retrato da cidade que possibilita a análise das desigualdades e seus atores sociais, enquanto que o georreferenciamento promove uma sobreposição dos conflitos no mapa da cidade. Mostrando como e onde diferentes grupos e segmentos de classes atuam e lutam. Sendo mais que uma ferramenta de estudo, esses dados constituem uma base de consulta para utilidade pública e permitem subsídios para a formulação de políticas urbanas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56501
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fglsouza.pdf71,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.