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Title in Portuguese: Testes de aptidão musical em cursos de licenciatura em música: desnaturalização do conceito e suas implicações em ações educativo-musicais
Author: Silva, Eduardo Teixeira da
Advisor(s): Viana Júnior, Gerardo Silveira
Keywords: Aptidão musical
Testes de aptidão musical
Justiça como equidade
Issue Date: 2019
Citation: SILVA, Eduardo Teixeira da. Testes de aptidão musical em cursos de licenciatura em música: desnaturalização do conceito e suas implicações em ações educativo-musicais. Orientador: Gerardo Silveira Viana Júnior. 2019. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Portuguese: A abordagem sobre a aptidão musical mostra um amplo campo de conceitos que orbitam o debate sobre o assunto, revelando o quão ambíguo pode ser o seu entendimento no próprio campo da Educação Musical. Aborda-se tal assunto utilizando termos tais como: dom, talento, musicalidade, habilidade etc., de maneira que não se consegue demarcar claramente o entendimento sutil que cada uma dessas palavras possui. Assim, apresentou-se como ponto de partida desta investigação uma percepção empírica que problematiza o conceito de aptidão musical como sendo perpassado por um aparente paradoxo em sua concepção, manifestado pela definição de que a aptidão poderia ser apresentada tanto por disposição inata quanto adquirida para determinada atividade, ou seja: algumas pessoas nascem predispostas a fazer música enquanto outras precisam adquirir tal aptidão. Levantado tal problema, esta proposta de pesquisa teve por objetivo central analisar os diferentes significados assumidos, em contextos diversos, na aplicação dos testes de aptidão musical nas licenciaturas em música no Brasil. Nesse intuito, adotou-se uma imersão multiteórica que perpassa diferentes referenciais sobre o assunto, porém, adotando a perspectiva histórico-cultural, devido ao fato de a mesma lidar de maneira mais satisfatória com a questão inato-adquirido, que está no cerne da discussão sobre aptidão. Esta pesquisa de caráter qualitativo caracterizou-se por ser essencialmente bibliográfica e documental, buscando acessar a produção de artigos, dissertações, teses e livros sobre os assuntos que constituíram o objeto da mesma, e de documentos que abordam o assunto. Como resultado, pode-se destacar que a abordagem histórico-cultural contribuiu para realizar a desconstrução de pontos de vista que reproduzem uma visão mistificadora sobre a música e os musicistas, construindo uma compreensão historicizada da aptidão musical e dos termos a ela relacionados, importante para combater a utilização nociva que seu uso pode ter em ações educativo-musicais, tal como a exclusão de sujeitos classificados como desprovidos de aptidão para o desempenho da música. A partir da análise do contexto de aplicação dos testes de habilidades específicas nas licenciaturas em música, concluiu-se que a aplicação desses exames não seria ética nem justa, por exigirem conhecimentos que ainda são restritos a uma parte limitada da população brasileira, pois ainda não há acesso democrático à formação musical escolar como uma prática de justiça social enquanto equidade ao direito à educação no Brasil.
Abstract: The approach about musical aptitude shows a wide field of concepts that orbit the debate on the subject, revealing how much ambiguous can be its understanding in the field of Musical Education. This subject is approached using terms such as gift, talent, musicality, ability etc., in a way that is difficult to demarcate clearly the subtle understanding that each one of these words has. Therefore, an empirical perception was presented as a starting point of this investigation that problematizes the concept of musical aptitude as being pervaded by an apparent paradox in its conception, manifested by the definition of aptitude being presented both by innate and acquired disposition to a determined activity. In other words: some people are born predisposed to make music while others need to acquire such aptitude. Suggested such problem, this proposal of research had as a central objective to analyze the different meanings assumed, in several contexts, in the application of musical aptitude tests in graduations of music in Brazil. With this intention, it was adopted a multi-theoretical immersion that pervades different references on the subject, however, adopting a historiccultural perspective, due to the fact that it deals in a much satisfactory way with the question innate-acquired, that is in the core of the discussion about aptitude. This qualitative research was characterized as being essentially bibliographic and documentary, searching to access the production of articles, dissertations, thesis and books about the subjects that constituted its object, and the documents that approach the subject. As a result, we can highlight that the historic-cultural approach contributed to achieve the deconstruction of points of view that reproduce a mystified vision about music and musicians, building a historicized comprehension of musical aptitude and the terms related to it, important to oppose the harmful utilization that its use may have in educational-musical actions, such as the exclusion of subjects classified as devoid of aptitude for the accomplishment of music. Starting from the analysis of the context of the application of tests of specific abilities in graduations of music, it was concluded that the application of these exams would be neither ethic or just, as they demand acquirements that still are restricted to a limited part of the Brazilian population, because there still are no democratic access to scholar musical training as a practice of social justice as equity to the right to education in Brazil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56648
metadata.dc.type: Tese
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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