Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56693
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Efeito do tempo de detenção hidráulica sobre a remoção de matéria orgânica em lagoas facultativas primárias em escala real
Autor(es): Silva, Fernando José Araújo da
Palavras-chave: Remoção de matéria orgânica;Lagoas de estabilização;Monitoramento ambiental;Águas residuais - Purificação - Remoção de matéria orgânica;Matéria orgânica;Águas residuais - Purificação;Purificação da Água
Data do documento: 2003
Citação: SILVA, Fernando José Araújo da. Efeito do tempo de detenção hidráulica sobre a remoção de matéria orgânica em lagoas facultativas primárias em escala real. Rev. Tecnol., Fortaleza, v. 24, n. 2, p. 42-50, dez. 2003.
Resumo: Foram estudadas 9 lagoas facultativas primárias em escala real. Foi observado que maiores TDHs não resultaram em melhor qualidade do efluente tratado. As cargas hidráulicas e orgânicas foram menores do que as previstas As contribuições per capita hidráulica e orgânicas foram baixas, resultando em capacidade ociosa. As remoções médias de DBO, DQO e sólidos suspensos foram de 79, 70 e 52%, respectivamente. As constantes de remoção para regimes hidráulicas de mistura completa e de fluxo em pistão convergiram com elevação do THD. A determinação de k para fluxo em pistão mostrou-se mais adequada. Foram desenvolvidas alternativas para o dimensionamento de lagoas facultativas primárias empregando abordagem híbrida (modelos analítico e empírico).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56693
ISSN: 2318-0730
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEHA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_art_fjasilva.pdf396,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.