Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/567
Título: Produtividade das pescarias de barcos linheiros no Sudeste do Brasil
Autor(es): Paiva, Melquíades Pinto
Rocha, Carlos Artur Sobreira
Giffoni, Bruno de Barros
Gomes, Alexandra Mettrau Gonçalves
Palavras-chave: Barcos de pesca - Brasil, Sudeste
Data do documento: 1995
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: PAIVA, Melquíades Pinto; ROCHA, Carlos Artur Sobreira; GIFFONI, Bruno de Barros; GOMES, Alexandra Mettrau Gonçalves (1995)
Resumo: Este trabalho trata da produtividade das pescarias da frota de linheiros ao largo da costa sudeste do Brasil, segundo o tamanho do barco, número de linhas por pescador e número de anzóis por linha, para conhecer o arranjo que possibilita a obtenção das maiores capturas. Os dados são oriundos de mapas de bordo, correspondentes a pescarias conduzidas nos anos de 1979 a 1985. Os barcos foram agrupados em duas categorias de tamanho: pequeno - com menos de 20 TBA e comprimento máximo de 15 metros; grande - com mais de 20 TBA e comprimento total máximo de 22 metros. As pescarias se realizaram com linhas-de-fundo, estando os pescadores embarcados nos próprios linheiros ou em caíques, havendo de 15 a 20 caíques por barco. Cada pescador trabalha com uma ou duas linhas, com número variável de anzóis por linha (4,5 a 20 anzóis). A maior produtividade dos bascos grandes decorre do maior número de dias de pesca por viagem e/ou maior número de pescadores em operação, não havendo influência do tamanho do barco sobre a produção por pescador-dia. A melhor produtividade das pescarias dos barcos linheiros, independentemente da categoria e tamanho, é conseguida quando cada pescador trabalha com duas linhas, cada uma com 5 anzóis.
Descrição: PAIVA, Melquíades Pinto et al. Produtividade das pescarias de barcos linheiros no Sudeste do Brasil. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v.29, p.42-47, 1995.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/567
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1995_art_mppaiva.pdf321,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.