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Tipo: Dissertação
Título: Evasão discente no ensino superior: estudo de caso na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus de Sinop
Autor(es): Goetz, Jackson Éder
Orientador: Andriola, Wagner Bandeira
Palavras-chave: Evasão Discente;Ensino Superior;Avaliação Educacional
Data do documento: 2020
Citação: GOETZ, Jackson Éder. Evasão discente no ensino superior: estudo de caso na Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) - Campus de Sinop. Orientador: Wagner Bandeira Andriola. 2020. 97 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: A evasão escolar é um fenômeno complexo que tem despertado o interesse de estudiosos quanto à sua ocorrência no ensino superior, podendo ser relacionada a elementos acadêmicos, institucionais, sociais e econômicos. No contexto do presente trabalho, considerou-se o conceito de evasão estabelecido pela Comissão Especial para o Estudo da Evasão pela Secretaria de Educação Superior/Ministério da Educação e do Desporto (SESU/MEC, 1996), que corresponde à saída do acadêmico do curso sem tê-lo concluído, isto é, quando o estudante se desliga do curso superior por situações diversas, tais como: abandono (deixa de matricular-se), desistência (oficial), transferência ou reopção (mudança de curso), exclusão por norma institucional. A partir dos estudos aqui propostos, pretende-se conhecer os principais fatores que influenciam a evasão de acadêmicos nos cursos de graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop, no ano de 2018. A pesquisa se caracterizou como descritiva com abordagem quali-quantitativa, ex-post-facto. O universo da pesquisa totalizou 445 acadêmicos evadidos dos cursos de graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop, no ano de 2018; e a amostra foi a taxa de retorno dos questionários on-line encaminhados aos acadêmicos, o que correspondeu a 23,37% do universo, um total de 104 participantes. De modo geral, na opinião dos acadêmicos evadidos, fatores relacionados à dificuldade de conciliar a vida profissional com os estudos, questões vocacionais, financeiras e a metodologia de ensino foram considerados determinantes para que desistissem de seus cursos. Com estes resultados, podemos considerar que o fenômeno da evasão não é responsabilidade apenas dos acadêmicos, mas deve ser monitorado pela instituição a partir do desenvolvimento de ações externas e internas para minimizar sua ocorrência.
Abstract: School dropout is a complex phenomenon that has aroused the interest of researchers in terms of its occurrence in higher education. Their understanding is related to academic, institutional, social and economic elements. Thus, the concept of evasion was considered to be the student's departure from the course without having completed it, when the student disconnects from the higher education course in different situations such as abandonment (stops enrolling), withdrawal ( official), transfer, or option (change of course), exclusion by institutional rule, as defined by the Special Commission for the Study of Evasion by the Secretariat of Higher Education / Ministry of Education and Sport (SESU / MEC, 1996). From the studies proposed here, it is intended to know the main factors that influence the dropout of academics in the undergraduate courses of the State University of Mato Grosso Sinop campus in 2018. The research was characterized as descriptive with a qualitative and quantitative approach, ex post-facto. The universe of research consisted of 445 students dropped out of undergraduate courses at the State University of Mato Grosso, Sinop campus in 2018 and the sample was the return rate of the questionnaires sent on-line to the dropped-out students, which corresponded to 23, 37% of the universe, which represents a total of 104 participants. In general, in the opinion of academics, factors related to the difficulty of reconciling professional life with studies, followed by vocational, financial, and teaching methodology issues were considered the factors that most influenced academics to drop out. With these results, we can consider that the phenomenon of evasion is not only the responsibility of academics and must be shared by the institution with the development of external and internal actions to minimize its occurrence.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56744
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