Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56764
Tipo: Tese
Título: Ensaios sobre atividade industrial e inflação: uma análise a partir de dados desagregados em termos regionais/setoriais para o Brasil
Autor(es): Silva, Cristiano da Costa da
Orientador: Castelar, Luiz Ivan de Melo,
Palavras-chave: Tendências e Ciclos Comuns Fator Comum.;Cointegração;Quebra-Estrutural;Fator Comum
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Cristiano da Costa da. Ensaios sobre atividade industrial e Inflação: uma análise a partir de dados desagregados em termos regionais/setoriais para o Brasil. 2019. 110f. - Tese (Doutorado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Pós Graduação em Economia , Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: A tese é composta por três ensaios que investigam o papel da desagregação de séries macroeconômicas em termos regionais e espaciais. O primeiro ensaio analisa o comportamento mensal da produção industrial dos principais estados do Brasil no período de 2002:01 até 2014:12. Os resultados da decomposição em tendências e ciclos comuns de Vahid e Engle (1993) apontam que desvios do equilíbrio de longo prazo na atividade industrial de São Paulo influenciam a trajetória de produção dos demais estados estudados, enquanto que choques permanentes no Rio Grande do Sul afetam efetivamente somente a dinâmica industrial do Paraná. A hipótese de co-movimentos entre os ciclos do Paraná e São Paulo foi confirmada através da análise no domínio da frequência. O segundo ensaio utiliza a decomposição de tendências e ciclos comuns para verificar a presença de comovimentos de curto e longo prazo entre as taxas de inflação das regiões metropolitanas do Brasil, durante o período de outubro de 1995 até dezembro de 2014. Os resultados apontam inter-relações positivas de longo prazo entre a trajetória de inflação das regiões estudadas. As séries apresentaram também um comportamento similar de curto prazo, sendo caracterizadas como pró-cíclicas. A desagregação em termos setoriais é realizada no terceiro ensaio. Foi utilizado o modelo de fatores dinâmicos hierárquicos (Moench, Ng e Potter, 2013) para modelar a taxa de inflação (IPCA) a partir de uma estrutura com 4 setores (Alimentos, Bens Industriais, Serviços Livres e Preços Monitorados), os quais foram desagregados em uma estrutura de 15 subsetores com base num painel de 313 subitens que compõem o IPCA entre agosto de 1999 e outubro de 2019. A partir da identificação de fatores comuns, setoriais, subsetoriais e de componentes idiossincráticos das séries de preços, as evidências indicam substancial heterogeneidade na dinâmica inflacionária entre os subsetores, com baixo grau de explicação das flutuações comuns sobre a volatilidade das séries. Em um segundo exercício, confirmou-se a consistência do fator comum como uma medida de núcleo de inflação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56764
Aparece nas coleções:CAEN - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tese_cdcds.pdf.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.