Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57013
Tipo: Artigo de Evento
Título: Arrefecimento de módulo fotovoltaico flutuante pelo uso de aletas
Autor(es): Busson, Bruna de Oliveira
Melo, Matheus Albuquerque
Souza, Calil Nunes
Carvalho, Paulo Cesar Marques de
Carvalho Filho, Clodoaldo de Oliveira
Palavras-chave: Temperatura de operação;Geração de energia;Geração de energia fotovoltaica;Módulos fotovoltaicos - Eficiência;Módulos fotovoltaicos - Comportamento térmico;Controlador lógico programável (CLP)
Data do documento: 2020
Citação: BUSSON, Bruna de Oliveira; MELO, Matheus Albuquerque; SOUZA, Calil Nunes; CARVALHO, Paulo Cesar Marques de; CARVALHO FILHO, Clodoaldo de Oliveira. Arrefecimento de módulo fotovoltaico flutuante pelo uso de aletas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VIII, 01 a 05 jun. 2020, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2020. Tema: “Conversão Fotovoltaica - Tecnologias e ensaios de módulos fotovoltaicos”
Resumo: Um dos fatores limitantes no processo de geração fotovoltaica (FV) é a elevada temperatura de operação dos módulos FV que acarreta na redução da eficiência de conversão. Visando diminuir as perdas na geração de eletricidade, devido às altas temperaturas de operação que um módulo FV pode alcançar, têm sido utilizados a nível mundial módulos FV instalados sobre corpos d’água, módulos FV flutuantes. O principal objetivo do presente estudo é avaliar oefeito na temperatura de operação e na geração de eletricidade resultante do arrefecimento do módulo FV flutuante com o uso de aletas em contato com a água. Cinco aletas são fixadas na parte posterior de um módulo e em contato com a água de um tanque com 310 litros. O comportamento térmico desse módulo foi comparado ao comportamento térmico de outro módulo, de mesma especificação, instalado de maneira convencional sobre um telhado. Osdados obtidos a partir da utilização de sensores para medição de temperatura, irradiaçãosolar, velocidade do vento, corrente contínua e tensão foram coletados por um controladorlógico programável (CLP). A máxima diferença de temperatura de operação entre os doismódulos FV ocorreu ao meio-dia, quando a temperatura do módulo convencional estava 3,2°Cacima da temperatura do módulo flutuante com aletas. Além disso, durante 86,3% do períodocom irradiação incidente a temperatura do módulo convencional esteve acima da temperaturado flutuante com aletas. Devido à utilização das aletas de alumínio no módulo FV flutuante,foram obtidos ganhos de geração de eletricidade diária de cerca de 31,5%.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57013
ISBN: 978-65-993338-0-4
Aparece nas coleções:DEME - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_eve_bobusson.pdf695,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.