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Tipo: Tese
Título: O saber ludo-sensível na visão de docentes em um curso de Pedagogia: estudo exploratório na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Autor(es): Sobral, Conceição Maria Alves
Orientador: Porto, Bernadete de Souza
Palavras-chave: Educação - Estudo e ensino (Superior);Professores - Formação;Análise do discurso narrativo;Atividades criativas na sala de aula;Prática de ensino
Data do documento: 2020
Citação: SOBRAL, Conceição Maria Alves. O saber ludo-sensível na visão de docentes em um curso de Pedagogia: estudo exploratório na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Orientadora: Bernadete de Souza Porto. 2020. 196 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: A presente pesquisa tem como principal propósito responder os seguintes questionamentos: a) qual é o sentido dado ao saber ludo-sensível nas práticas pedagógicas dos docentes que atuam no Curso de Pedagogia? b) como os professores constituem o saber ludo-sensível na sua itinerância formativa como docentes universitários? c) quais indicadores compõem o rol do saber ludo-sensível e o caracterizam? O objetivo geral da pesquisa é analisar as narrativas dos professores do Curso de Pedagogia e sua visão do saber ludo-sensível, descrevendo-o e refletindo sobre as possíveis manifestações na sua prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com opção na fenomenologia, adotando-se como método a abordagem (auto) biográfica (Delory-Momberger 2012; 2014). Os estudos feitos estão ancorados nas pesquisas dos seguintes autores: Tardif (2002); Veiga (2002; 2013); Pimenta e Anastasiou (2012); D’Ávila (2007; 2013; 2014; 2016; 2018); Luckesi (2002; 2007; 2011); Porto (2013); Nóvoa (2002; 2010); Duarte Júnior (2006); Gauthier (2006); Mafessoli (1998). Os sujeitos do estudo são seis professoras do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié. As técnicas de pesquisa utilizadas são: questionário e entrevista (primeira fase) e as narrativas (auto) biográficas (segunda fase) coletadas no Ateliê Biográfico de Projetos (Delory–Momberger, 2012; 2014). Para o tratamento e análise dos dados me inspirei na Análise de Conteúdo conforme Bardin (2011). A pesquisa empírica está apresentada neste trabalho de forma articulada com a fundamentação teórica, na tentativa de articular teoria e prática. Como principais resultados constatei que conhecimentos foram sentidos e constituídos durante a experiência formativa ludo-sensível, destacando-se: a transformação da concepção e a visão sobre a prática pedagógica erigida pelo viés da ludicidade e do saber ludo-sensível, impactados pela experiência das narrativas (auto) biográficas no Ateliê Biográfico de Projetos, e avanço profissional, além dos significativos sentimentos de afeto, alegria, prazer e partilha entre as professoras envolvidas no processo formativo. Entendo que não basta apenas dizer que ludicidade é um espaço que possibilita a imaginação e a criatividade. É necessário utilizar e acreditar no enlevo de ensinar e aprender cunhado na concepção da ludicidade como uma experiência interna, de desenvolvimento pleno, integrando razão e emoção, teoria e prática, conteúdo e forma, por exemplo. A tese que defendo nesta pesquisa é que o saber ludo-sensível é um saber teia, ancorado na necessidade de reintegração das dimensões sensório-corporais, emocionais, estéticas e intuitivas à dimensão cognitiva, criando pontes entre a educação e a organicidade na vida vivente – e que extrapolam o espaço escolar.
Abstract: The main purpose of this research is to answer the following questions: a) what is the meaning given to playful-sensitive knowledge in the pedagogical practices of teachers who work in the Pedagogy Course? b) how do teachers constitute playful-sensitive knowledge in their formative itinerancy as university teachers? c) which indicators make up the list of playful-sensitive knowledge and characterize it? The general objective of the research is to analyze the narratives of the teachers of the Pedagogy Course and their vision of playful-sensitive knowledge, describing it and reflecting on the possible manifestations in their pedagogical practice. It is a qualitative research, with an option in phenomenology, adopting as a method the (self) biographical approach (Delory-Momberger 2012; 2014). The studies made are anchored in the researches of the following authors: Tardif (2002); Veiga (2002; 2013); Pimenta e Anastasiou (2012); D'Ávila (2007; 2013; 2014; 2016; 2018); Luckesi (2002; 2007; 2011); Porto (2013); Nóvoa (2002; 2010); Duarte Júnior (2006); Gauthier (2006); Maffesoli (1998). The subjects of the study are six teachers of the Pedagogy Course of the State University of Southwest Bahia, Jequié Campus. The research techniques used are: questionnaire and interview (first phase), and the (self) biographical narratives (second phase) collected at the Biographical Projects Workshop (Delory-Momberger, 2012; 2014). For the treatment and analysis of the data I was inspired by the Content Analysis according to Bardin (2011). The empirical research is presented, in this work, in an articulated way to the theoretical foundation, in an attempt to articulate theory and practice. As main results I have verified that knowledge was felt, constituted during the playful-sensitive formative experience, standing out: the transformation of conception and the vision of pedagogical practice erected by the bias of playfulness and playful-sensitive knowledge, impacted by the experience of autobiographical narratives in the Biographical Workshop of Projects, and professional advancement, besides the significant feelings of affection, joy, pleasure and sharing among the teachers involved in the formative process. I understand that it is not enough just to say that playfulness is a space that allows imagination and creativity. It is necessary to use and believe in the enchantment of teaching and learning coined in the conception of playfulness as an inner experience of full development, integrating reason and emotion, theory and practice, content and form, for example. The thesis that I defend in this research is that ludo-sensitive knowledge is a web knowledge, anchored in the need to reintegrate the sensorial-corporal, emotional, aesthetic and intuitive dimensions to the cognitive dimension, creating bridges between education and organicity in living life - and that extrapolates the school space.
Résumé: La mobilisation d’une connaissance ludo-sensible dans les pratiques pédagogiques de professeurs de Pédagogie peut être un moyen de former des pédagogues ludo-sensibles. Ainsi, la présente étude a pour but principal de répondre aux questions suivantes: a) quel est le sens donné aux savoirs ludo-sensibles dans les pratiques pédagogiques des enseignants qui travaillent dans les cours de Pédagogie? b) est-il possible de comprendre si/et comment ces enseignants construisent des connaissances ludo-sensibles dans leurs parcours de formations en tant que professeurs d’université? c) quels indicateurs composent la liste des connaissances ludo-sensibles. L’objectif général de la recherche était d’analyser dans les récits des enseignants des cours de Pédagogies, leur vision du savoir ludo-sensible, en les décrivant et les reflétant sur les réverbérations possibles dans leur pratique pédagogique. Il s’agit là d’une étude qualitative, comme option la phénoménologie, adoptant comme méthode l’approche (auto) biographique (Delory-Momberger 2012; en 2014). Les études réalisées sont ancrées dans la recherche des auteurs suivants: Tardif (2002); Veiga (2002, 2013); Pimenta et Anastasiou (2012); D’Ávila (2007; 2013;. 2014; 2016 et 2018); Luckesi (2002; 2007 et 2011); Porto (2013); Nóvoa (2002 et 2010); Duarte Júnior (2006); Gauthier (2006); Maffessoli (1998). Les sujets de l’étude sont six enseignantes du cours de Pédagogie, de l’Université d’État du Sud-Ouest de Bahia, Campus Jequié. Les techniques de recherche utilisées sont: questionnaire et entretien (première phase), et les récits autobiographiques des six enseignantes du Studio biographique du projet (Delory-Momberger, 2012 et 2014). Pour le traitement et l’analyse des données, je me suis inspirée de l’analyse de contenu selon Bardin (2011). L’étude empirique est présentée, dans ce travail, d’une manière articulée à la base théorique, dans une tentative, de former un ensemble organique, entrelaçant les résultats empiriques décrits en accord avec la théorie qui est le fondement de cette recherche. En tant que principaux résultats, j’ai constaté que certaines connaissances ont été ressenties, construites et produites au cours de l’expérience formatrice ludo-sensible, se démarquent: la transformation sur la conception et la vision de la pratique pédagogique érigée à travers la ludicité et le savoir ludo-sensible, impactée par l’expérience des récits autobiographiques dans le Studio Biographique de Projet, et le progrès professionnel, au-delà des significatifs sentiments et d’affection, de joie, de plaisir de partager entre enseignantes impliquées dans le processus de formation. Nous comprenons qu’il ne suffit pas de dire que la lucidité est un espace qui donne possibilité à l’imagination et à la créativité. Il est nécessaire d’utiliser et de croire en la délectation d’enseigner et d’apprendre en soulignant dans la conception de la lucidité comme expérience interne, du plein développement, en intégrant raison et l’émotion, théorie et pratique, contenu et forme, par exemple. La thèse que je défends dans cette recherche est que la connaissance ludo-sensible est une connaissance ancrée dans la nécessité de réintégration des dimensions senso-corporelles, émotionnelles, esthétiques et intuitives de la dimension cognitive, créant des ponts entre l’éducation et l’organicité dans la vie vivante – et qui va au-delà de l’espace scolaire.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57016
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