Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57016
Title in Portuguese: O saber ludo-sensível na visão de docentes em um curso de Pedagogia: estudo exploratório na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Author: Sobral, Conceição Maria Alves
Advisor(s): Porto, Bernadete de Souza
Keywords: Pedagogia
Saberes docentes
Saber ludo-sensível
Ludicidade
Prática pedagógica
Issue Date: 2020
Citation: SOBRAL, Conceição Maria Alves. O saber ludo-sensível na visão de docentes em um curso de Pedagogia: estudo exploratório na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Orientadora: Bernadete de Souza Porto. 2020. 196 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Abstract in Portuguese: A presente pesquisa tem como principal propósito responder os seguintes questionamentos: a) qual é o sentido dado ao saber ludo-sensível nas práticas pedagógicas dos docentes que atuam no Curso de Pedagogia? b) como os professores constituem o saber ludo-sensível na sua itinerância formativa como docentes universitários? c) quais indicadores compõem o rol do saber ludo-sensível e o caracterizam? O objetivo geral da pesquisa é analisar as narrativas dos professores do Curso de Pedagogia e sua visão do saber ludo-sensível, descrevendo-o e refletindo sobre as possíveis manifestações na sua prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com opção na fenomenologia, adotando-se como método a abordagem (auto) biográfica (Delory-Momberger 2012; 2014). Os estudos feitos estão ancorados nas pesquisas dos seguintes autores: Tardif (2002); Veiga (2002; 2013); Pimenta e Anastasiou (2012); D’Ávila (2007; 2013; 2014; 2016; 2018); Luckesi (2002; 2007; 2011); Porto (2013); Nóvoa (2002; 2010); Duarte Júnior (2006); Gauthier (2006); Mafessoli (1998). Os sujeitos do estudo são seis professoras do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié. As técnicas de pesquisa utilizadas são: questionário e entrevista (primeira fase) e as narrativas (auto) biográficas (segunda fase) coletadas no Ateliê Biográfico de Projetos (Delory–Momberger, 2012; 2014). Para o tratamento e análise dos dados me inspirei na Análise de Conteúdo conforme Bardin (2011). A pesquisa empírica está apresentada neste trabalho de forma articulada com a fundamentação teórica, na tentativa de articular teoria e prática. Como principais resultados constatei que conhecimentos foram sentidos e constituídos durante a experiência formativa ludo-sensível, destacando-se: a transformação da concepção e a visão sobre a prática pedagógica erigida pelo viés da ludicidade e do saber ludo-sensível, impactados pela experiência das narrativas (auto) biográficas no Ateliê Biográfico de Projetos, e avanço profissional, além dos significativos sentimentos de afeto, alegria, prazer e partilha entre as professoras envolvidas no processo formativo. Entendo que não basta apenas dizer que ludicidade é um espaço que possibilita a imaginação e a criatividade. É necessário utilizar e acreditar no enlevo de ensinar e aprender cunhado na concepção da ludicidade como uma experiência interna, de desenvolvimento pleno, integrando razão e emoção, teoria e prática, conteúdo e forma, por exemplo. A tese que defendo nesta pesquisa é que o saber ludo-sensível é um saber teia, ancorado na necessidade de reintegração das dimensões sensório-corporais, emocionais, estéticas e intuitivas à dimensão cognitiva, criando pontes entre a educação e a organicidade na vida vivente – e que extrapolam o espaço escolar.
Abstract: The main purpose of this research is to answer the following questions: a) what is the meaning given to playful-sensitive knowledge in the pedagogical practices of teachers who work in the Pedagogy Course? b) how do teachers constitute playful-sensitive knowledge in their formative itinerancy as university teachers? c) which indicators make up the list of playful-sensitive knowledge and characterize it? The general objective of the research is to analyze the narratives of the teachers of the Pedagogy Course and their vision of playful-sensitive knowledge, describing it and reflecting on the possible manifestations in their pedagogical practice. It is a qualitative research, with an option in phenomenology, adopting as a method the (self) biographical approach (Delory-Momberger 2012; 2014). The studies made are anchored in the researches of the following authors: Tardif (2002); Veiga (2002; 2013); Pimenta e Anastasiou (2012); D'Ávila (2007; 2013; 2014; 2016; 2018); Luckesi (2002; 2007; 2011); Porto (2013); Nóvoa (2002; 2010); Duarte Júnior (2006); Gauthier (2006); Maffesoli (1998). The subjects of the study are six teachers of the Pedagogy Course of the State University of Southwest Bahia, Jequié Campus. The research techniques used are: questionnaire and interview (first phase), and the (self) biographical narratives (second phase) collected at the Biographical Projects Workshop (Delory-Momberger, 2012; 2014). For the treatment and analysis of the data I was inspired by the Content Analysis according to Bardin (2011). The empirical research is presented, in this work, in an articulated way to the theoretical foundation, in an attempt to articulate theory and practice. As main results I have verified that knowledge was felt, constituted during the playful-sensitive formative experience, standing out: the transformation of conception and the vision of pedagogical practice erected by the bias of playfulness and playful-sensitive knowledge, impacted by the experience of autobiographical narratives in the Biographical Workshop of Projects, and professional advancement, besides the significant feelings of affection, joy, pleasure and sharing among the teachers involved in the formative process. I understand that it is not enough just to say that playfulness is a space that allows imagination and creativity. It is necessary to use and believe in the enchantment of teaching and learning coined in the conception of playfulness as an inner experience of full development, integrating reason and emotion, theory and practice, content and form, for example. The thesis that I defend in this research is that ludo-sensitive knowledge is a web knowledge, anchored in the need to reintegrate the sensorial-corporal, emotional, aesthetic and intuitive dimensions to the cognitive dimension, creating bridges between education and organicity in living life - and that extrapolates the school space.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57016
metadata.dc.type: Tese
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_tese_cmasobral.pdf2,95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.