Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57068
Title in Portuguese: Musculação e fisiculturismo: análise do perfil clínico-renal de praticantes (Campanhas de educação e rastreio de lesão renal devido ao uso de esteróides anabolizantes e suplementos alimentares em academias de Fortaleza e municípios do interior – QB00.2014.PJ.0063)
Author: Costa, Isadora Rodrigues da
Rocha, Carina Vieira de Oliveira
Albuquerque, Levi Oliveira de
Mendes, Mateus Henrique
Daher, Elizabeth de Francesco
Evangelista Junior, Joao Batista
Keywords: Fisiculturistas - Uso de drogas
Rins - Doenças - Prevenção
Esteróides anabólicos
Suplementos dietéticos
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: COSTA, Isadora Rodrigues da; ROCHA, Carina Vieira de Oliveira; ALBUQUERQUE, Levi Oliveira de; MENDES, Mateus Henrique; DAHER, Elizabeth de Francesco; EVANGELISTA JUNIOR, Joao Batista. Musculação e fisiculturismo: análise do perfil clínico-renal de praticantes (Campanhas de educação e rastreio de lesão renal devido ao uso de esteróides anabolizantes e suplementos alimentares em academias de Fortaleza e municípios do interior – QB00.2014.PJ.0063). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Portuguese: Introdução: O uso de suplementos proteicos e anabolizantes esteroides em praticantes de musculação e fisiculturistas pode estar relacionado a complicações da função renal por esclerose glomerular (ALMUKHTAR, 2015). Objetivo: Avaliar o perfil clínico de praticantes de musculação e fisiculturistas no Ceará e o uso de suplementos/anabolizantes. Métodos: Foram aplicados dois questionários: um sobre comorbidades, prática de exercício físico e tabagismo (SBN) e outro sobre o uso de anabolizantes, em Fortaleza e Horizonte. Ademais, foi aferida pressão arterial, glicemia capilar e medidas antropométricas. Resultados: 51 indivíduos participaram de avaliação inicial, em 2015 e 2016, sendo 53% mulheres e 47% homens. A idade média foi 31,6 ± 9,44 anos. A média da pressão sistólica foi 120,68 ± 13,42 e da pressão diastólica 78,1 ± 12,12. A média da glicemia capilar ao acaso foi 92,43 ± 16,09. A circunferência abdominal média foi 85,06 ± 10,86, sendo em 11,11% das mulheres maior que 88cm e em 8,3% dos homens maior que 102cm. A média do índice de massa corporal (IMC) foi 25,79 ± 3,83, sendo que 47% dos investigados tinham IMC normal e 37% sobrepeso. Dos entrevistados, 17,6% disseram ter histórico familiar de doença renal sem especificação. Nenhum entrevistado disse ser hipertenso, diabético ou doente cardiovascular. 54,9% afirmaram ter histórico familiar de hipertensão arterial sistêmica, 43,1% de diabetes mellitus e 31,4% de doenças cardiovasculares. 42 pessoas responderam ao questionário sigiloso e 26,2% afirmaram fazer uso de anabolizantes. Conclusão: Apesar da amostra reduzida, o que pode dificultar análises mais aprofundadas, o intuito inicial deste trabalho foi chamar a atenção para a importância de acompanhar indivíduos que usam suplementos proteicos e anabolizantes esteroides. No prosseguimento da pesquisa, a partir de uma amostragem mais significativa e da dosagem de proteinúria, de creatinina e sumário de urina, será possível realizar melhor avaliação da função renal.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57068
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_ircosta.pdf81,87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.