Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57094
Tipo: Artigo de Evento
Título: Influência do tempo de rastreamento na eficiência de um coletor solar cônico
Autor(es): Magalhães, José Augusto Fontenele
Mendonça, Stéphano Praxedes
Silva, Maria Eugênia Vieira da
Rocha, Paulo Alexandre Costa
Palavras-chave: Energia solar;Concentrador cônico;Rastreamento solar;Coletores solares
Data do documento: 2018
Citação: MAGALHÃES, José Augusto Fontenele; Mendonça, Stéphano Praxedes; Silva, Maria Eugênia Vieira da; ROCHA, Paulo Alexandre Costa. Influência do tempo de rastreamento na eficiência de um coletor solar cônico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VII, 17 a 20 abril. 2018, Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil. Anais[...] Gramado, Rio Grande do Sul, 2018. Tema: “Conversão Térmica com Concentradores - Coletores concentradores e sistemas para conversão térmica em média temperatura”
Resumo: Este documento apresenta a avaliação de um concentrador solar cônico, instalado no Laboratório de Energia Solar e Gás Natural (LESGN), na Universidade Federal do Ceará (UFC). Tendo em vista a geometria do concentrador, este possui uma grande sensibilidade ao movimento natural do Sol, logo o sistema foitestado em diferentes situações. A partir de uma análise de desempenho do coletor atrelado ao rastreamento, tornou-se possível analisar dados de eficiência do concentrador para irradiâncias específicas encontradas na Região Nordeste do Brasil, permitindo previsões de especificação de projeto, como possíveis temperaturas atingidas em um sistema de energia solar para aquecimento da água. Além disso, este rastreamento possibilita um maior controle sobre o aquecimento ao longo do dia, permitindo que o fluido aquecido possa ter distintas aplicações.Experimentos realizados neste trabalho mostraram variações na eficiência térmica do sistema de 25% e 10%, para intervalos de rastreamento de 1 hora e 30 minutos, respectivamente. Além disso, os dados permitiram estimar o comportamento dessa eficiência para diferentes valores de radiação solar direta, a fim de se tornarem possíveis futuras avaliações de comportamento em situações de baixa incidência de radiação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57094
ISBN: 978-85-62179-02-0
Aparece nas coleções:DEME - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_jafmagalhães.pdf656,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.