Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57461
Tipo: Resumo
Título: Formação e ações do projeto Intervir para Transformar. Código: CCAO.2015.PJ.0145)
Autor(es): Mendonca, Jessica Venancio de
Moura, Ana Crislayne Castro
Sales, Celecina de Maria Veras
Palavras-chave: Igualdade de gênero;Juventude;Mudança social;Direitos humanos
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MENDONCA, Jessica Venancio de; MOURA, Ana Crislayne Castro; SALES, Celecina de Maria Veras. Formação e ações do projeto Intervir para Transformar. Código: CCAO.2015.PJ.0145). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O projeto Formação em Gênero e Direitos Humanos: Intervir para Transformar objetiva inserir a discussão sobre gênero, juventude e direitos humanos junto aos estudantes do Curso Gestão de Políticas Públicas e para comunidade em geral através de uma formação que sensibilize para as temáticas trabalhadas. Para o desenvolvimento das ações priorizou-se a formação continuada dos/das bolsistas e voluntários/as através de grupo de estudo, além da organização e participação de eventos de maior abrangência, como ciclo de debates, oficinas e, palestras. A formação teve como foco contribuir com a diminuição da desigualdade de gênero através de ações educativas. Outro fator importante nesse processo foi a interação de estudantes da Pós-Graduação de Educação com os alunos/as bolsistas, através de formações realizadas por doutorandos/as, além da participação em defesas de dissertações e teses que contemplam a discussão de gênero, juventude e direitos humanos. O outro foco do projeto foi a realização de uma pesquisa com ex-bolsistas do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Idade e Família (NEGIF) que resultou em informações e contribuições importantes para construção da memória e história do NEGIF. Ressalta-se no resultado da pesquisa a contribuição na formação acadêmica e no envolvimento e parceria com os movimentos sociais e com outros núcleos da UFC. A reinauguração do Núcleo ocorrida recentemente pode reunir essa memória através de fotografias, reportagens, livros e a presença de ex-bolsistas que apresentaram sua experiência para os/as estudantes recém-ingressos. Com a reinauguração o NEGIF voltou a ser espaço de consulta bibliográfica para estudantes de diversos cursos da UFC e de outras universidades.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57461
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jvmendonca.pdf73,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.