Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57517
Tipo: Tese
Título: Educação ambiental no ensino superior: caminhos e contribuições da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Santos, Narcelio José Marques dos
Orientador: Figueiredo, Joao Batista de Albuquerque
Palavras-chave: Universidade Federal do Ceará;Educação ambiental - Estudo e ensino (Superior);Sustentabilidade e meio ambiente
Data do documento: 2021
Citação: SANTOS, Narcelio José Marques dos. Educação ambiental no ensino superior: caminhos e contribuições da Universidade Federal do Ceará. Orientador: Joao Batista de Albuquerque Figueiredo. 2021. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O presente trabalho intenciona identificar a contribuição da Universidade Federal do Ceará, em seus quatro eixos de atuação, para a Educação Ambiental. O estudo tem como um de seus objetivos específicos, mapear a educação ambiental no ensino, pesquisa, extensão e gestão da UFC. Trata-se de uma pesquisa de abordagem ou natureza quali-quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, considerada ainda um estudo de caso, que utiliza como instrumentos ou técnicas de coleta e produção dos dados a pesquisa documental e a entrevista narrativa. A construção do referencial teórico tem contributos de Freire (1987), Figueiredo (2015), Rodriguez e Silva (2013), Viola (1992), entre outr@s. Verifica-se como resultado que, no eixo Ensino não há um componente curricular obrigatório inserido na matriz curricular de todos os cursos de graduação/pós-graduação que trate da temática, na Pesquisa as ações realizadas são de iniciativa docente, já na Extensão e Gestão existe relação do incremento da Educação Ambiental com os objetivos do PDI. As entrevistas evidenciam a existência de espaços na Instituição para tratar das questões e um extenso caminhar para disseminação e manutenção de uma educação ambiental preferencialmente crítica e dialógica na Universidade.
Abstract: The present work intends to identify the contribution of the Federal University of Ceará, in its four areas of action, for Environmental Education. One of the specific objectives of the study is to map environmental education in the teaching, research, extension, and management of UFC. It is a research of qualitative and quantitative approach or nature, of an exploratory and descriptive character, still considered a case study, which uses documentary research and narrative interview as instruments or techniques of data collection and production. In the construction of the theoretical reference, I use the contributions of Freire (1987), Figueiredo (2015), Rodriguez and Silva (2013), Viola (1992), among others. As a result it appears that, in the Teaching area there is no obligatory curricular component, inserted in the curricular matrix of all postgraduate/graduate courses that deal with the theme, in the Research area the actions carried out are by teacher initiative, already in the Extension and Management areas there is a relationship between the increase in Environmental Education and the objectives of the PDI. The interviews show the existence of spaces in the Institution to deal with issues, and an extensive walk towards the dissemination and maintenance of environmental education, preferably critical and dialogical at the University.
Descrição: O aluno Narcelio José Marques dos Santos assinou o termo de autorização para disponibilizar parcialmente a sua tese no Repositório Institucional da UFC, por isso no arquivo pdf consta somente os elementos pré textuais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57517
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tese_njmsantos.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.