Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57530
Tipo: Tese
Título: Ensaios sobre tratamento em níveis
Autor(es): Cunha Jr, José Maria da
Orientador: Soares, Ricardo Brito
Palavras-chave: Dose-Response;Event Studies;Endogeneidade;Behavioral Economics;FNE;Nota Fortaleza;Programa Jovem de Futuro;Fortaleza
Data do documento: 2020
Citação: CUNHA JUNIOR, José Maria da. Ensaios sobre tratamento em níveis. 2020. 112f. Tese (Doutorado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: Em muitos estudos empíricos, as intervenções apresentam-se de forma contínua, na qual as unidades tratadas recebem níveis distintos de tratamento. Tal fato também está em consonância com a área da epidemiologia, onde Funções Dose-Respostas (FDR’s) são estimadas para verificar a resiliência dos pacientes a diferentes níveis de dosagem de medicamentos. Então, faz-se relevante a utilização das FDR’s para avaliar a heterogeneidade dos efeitos do tratamento decorrente da variação na quantidade de exposição. Além disso, utilizaremos uma metodologia específica para os casos nos quais existem a presença de uma transgressão econométrica comum em análises de políticas públicas: o viés de seleção. A metodologia utilizada nos dois primeiros capítulos consiste na aplicação da Função Dose-Resposta, a partir do proposto por Cerulli (2015). No capítulo 3 fizemos uso de um modelo de dados em painel, considerando diferentes interceptos para cada participante e período (two way fixed effects regress), de maneira a controlar efeitos não observados em unidades de cross-section, bem como cofatores específicos ao longo dos períodos. No primeiro capítulo, obtivemos resultados mais precisos sobre as empresas beneficiadas pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), quando comparado a outros estudos que relaxavam a hipótese de endogeneidade. No capítulo 2, ao analisarmos a intensidade do Programa Jovem de Futuro, encontramos uma efetividade do Programa sobre as notas dos estudantes, porém não encontramos um padrão nos resultados, no que tange a intensidade do programa, representado pelo número de metodologias aderidas pelas escolas. Por fim, no capítulo 3, ao analisarmos o Programa Nota Fortaleza, nossos resultados apontam para a hipótese de que a contemplação no sorteio afeta diretamente o comportamento dos indivíduos em uma janela de análise futura. Ressalta-se, também, um resultado importante sobre o efeito da intensidade do tratamento, que corrobora com a literatura onde o tamanho (dose) do prêmio se mostra relevante para modificar de maneira mais consistente o comportamento dos laureados.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57530
Aparece nas coleções:CAEN - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tese_jmdcj.pdf.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.