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Tipo: Dissertação
Título: Multiletramentos mediados pelo gênero relato pessoal em uma Turma de Jovens e Adultos
Título em inglês: Multiliteracies mediated by the gender personal report in a Class of Young People and Adults
Autor(es): Matos, Virgínia Maria da Costa
Orientador: Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Palavras-chave: Multiletramentos;Educação de Jovens e Adultos;Gênero Relato Pessoal
Data do documento: 2021
Citação: MATOS, Virgínia Maria da Costa. Multiletramentos mediados pelo gênero relato pessoal em uma Turma de Jovens e Adultos. Orientadora: Pollyanne Bicalho Ribeiro. 2021. 199 f. Dissertação (Metrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A pesquisa intitulada Multiletramentos mediados pelo Gênero Relato Pessoal em uma Turma de Jovens e Adultos objetivou investigar práticas de multiletramentos, em turmas de jovens e adultos, mediadas pelo Relato Pessoal. Os multiletramentos com suas múltiplas linguagens trazem toda a multiculturalidade e multimodalidade vinculadas aos textos que circulam nas sociedades globalizadas (ROJO; MOURA, 2012; ROJO; BARBOSA, 2015). A pesquisa foi fundamentada nos pressupostos teóricos da Teoria Dialógica do Discurso (TDD) (BAKHTIN e seu Círculo-1980), pois tratam a linguagem como a base dos relacionamentos e as relações dialógicas como garantia da pluralidade e da provocação de novas ideias e sua relação direta com a alteridade e a responsividade dos sujeitos sociais. Portanto, o planejamento de ações pedagógicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) deverão promover o diálogo crítico, a fim de minimizarem as dificuldades de leitura e escrita trazidas ao longo da história dessa modalidade de ensino com tantas especificidades (ARROYO, 2014; FREIRE, 2017). A apreensão dos conhecimentos linguísticos em função das situações comunicativas propostas pelo domínio discursivo do Gênero Relato Pessoal pode possibilitar, através de práticas discursivas desenvolvidas pelos alunos em suas produções orais/escritas, um ensino e aprendizagem significativos. Os multiletramentos propõem uma aprendizagem interativa, gerando questionamentos e a utilização de múltiplas linguagens nas aulas da EJA, poderá ser uma aliada na formação de um indivíduo crítico, sujeito ativo, exercendo o seu direito de cidadão. O Relato Pessoal, um gênero originalmente oral e situado no domínio discursivo dos jovens e adultos, foi selecionado para ancorar as oficinas planejadas, que envolveram outros gêneros discursivos presentes no cotidiano dos alunos e que objetivaram analisar os usos situados da linguagem, suas finalidades e intenções dentro do contexto social da EJA. Quanto aos aspectos metodológicos: a pesquisa foi desenvolvida em uma turma de EJA do turno da noite (segundo segmento), em uma escola da periferia de Fortaleza. A docente-pesquisadora buscou estratégias de ensino partindo da aplicação de um plano de trabalho composto por uma sequência de cinco passos, quando os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades de forma sistematizada, participando de um processo didático estruturado, no qual houve o respeito pela lógica, o ritmo de aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo da turma. A metodologia utilizada foi fundamentada na Teoria Histórico-Crítica (SAVIANI, 2013) que propõe que o trabalho escolar deva ter como elemento primordial o desenvolvimento cultural e envolver a compreensão da realidade histórico-cultural humana produzida pelo próprio homem, através do seu trabalho ao longo do tempo. A partir de um material bibliográfico já publicado e com a construção de um caderno didático, calcado na proposta de um Plano de Trabalho Docente (GASPARIN, 2015), ao término das atividades, a docente-pesquisadora verificou por meio das produções escritas desenvolvidas pelos alunos que, na medida do possível, houve aprendizagem significativa e que as práticas de multiletramentos puderam provocar mudanças relevantes no ensino e na aprendizagem da língua materna de jovens e adultos.
Abstract: The research entitled Multiliteracies mediated by the Gender Personal Report in a Class of Young People and Adults aimed to investigate practices of multiliteracies, in classes of young people and adults, mediated by the Personal Report. Multiliteracies with their multiple languages bring all the multiculturalism and multimodality linked to the texts that go around globalized societies (ROJO; MOURA, 2012; ROJO; BARBOSA, 2015). The research was based on the theoretical assumptions of the (DDT) Dialogical Discourse Theory (BAKHTIN and its Circle-1920), since they treat language as the basis of relationships and dialogical relations as a guarantee of plurality and the provocation of new ideas and their direct relationship with the alterity and responsiveness of social subjects.Therefore, the planning of pedagogical actions aimed at Youth and Adult Education (EJA) must promote the critical dialogue in order to minimize the difficulties on reading and writing brought throughout the history of this modality of education with so many specificities (ARROYO, 2014; FREIRE, 2017).The apprehension of linguistic knowledge according to the communicative situations proposed by the discursive domain of the Gender Personal Report can make possible, through discursive practices developed by the students in their oral/written productions, meaningful teaching and learning. Multiliteracies propose interactive learning, generating questions and the use of multiple languages in EJA classes, it can be an ally in the formation of a critical individual, active subject, performing his right as a citizen. Personal Report, originally an oral gender and situated in the discursive domain of youth and adults, was selected to anchor the planned workshops, which involved other discursive genders present in the students' daily lives and which aimed to analyze the situated uses of language, its purposes and intentions within EJA's social context. As for the methodological aspects: the research was developed in an EJA class of the night shift (second segment), in a school on the outskirts of Fortaleza. The teacher-researcher searched for teaching strategies starting from the application of a work plan composed of a sequence of five steps, when the students had the opportunity to develop their skills in a systematic way, taking part in a structured didactic process, in which there was respect for logic, learning rhythm and cognitive development of the class. The methodology used was based on the Critical-History Theory (SAVIANI, 2013) which proposes that school work should have as its primary element the cultural development and involve the understanding of the human historical-cultural reality produced by man himself, through his work over time. Based on a bibliographic material already published and with the building of a textbook, based on the proposal of a Teaching Work Plan (GASPARIN, 2015), at the end of the activities, the teacher-researcher verified, through the written productions developed by the students, that, as far as possible, there was significant learning and that the multi-learning practices could cause relevant changes in the teaching and learning of the mother tongue of young people and adults.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57546
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