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Tipo: Dissertação
Título: O gênero carta de reclamação como deflagrador do processo argumentativo de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II
Autor(es): Menezes, Fernando Lima
Orientador: Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Palavras-chave: Redação de cartas;Educação - Programas de atividades;Língua portuguesa - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Data do documento: 2021
Citação: MENEZES, Fernando Lima. O gênero carta de reclamação como deflagrador do processo argumentativo de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II. Orientadora: Pollyanne Bicalho Ribeiro. 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A importância da aprendizagem da argumentação na escola é fundamental para a inserção dos jovens nas diversas práticas sociais de letramento exigidas atualmente. Nesse sentido, com o objetivo maior de contribuir para o desenvolvimento dessa competência entre alunos do ensino fundamental II, este trabalho trata sobre o ensino e a aprendizagem do gênero carta de reclamação, com foco nas estratégias argumentativas que esse gênero mobiliza para ser realizado. Com esse propósito, elaborou-se uma série de módulos com sugestões de atividades usando o procedimento denominado Sequência Didática (SD), seguindo os pressupostos teóricos e práticos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Assim, com o intuito de auxiliar os professores em relação ao ensino da arquitetura argumentativa presente na produção textual das cartas, utilizaram-se as propostas de estratégias argumentativas elaboradas por Koch e Elias (2016), além dos documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Base Nacional Comum Curricular (2017). Para o aporte teórico deste trabalho, consideraram-se, ainda, as noções de gênero dos seguintes autores: Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Rojo (2000) e Bezerra (2017). Também houve um debruçamento sobre a noção de endereçamento em Bakhtin, por considerar essa categoria um traço essencial do enunciado e um elemento fundamental para o ensino da produção textual. Portanto, para tratar sobre o tema, recorreu-se aos textos de Bakhtin (2003) e Volóchinov (2009). Já para o gênero carta de reclamação, contou-se com os pressupostos teóricos de Alves e Serafim (2014), de Melo (2009) e de Silva (2016). Em relação à metodologia de pesquisa, tomou-se como foco a pesquisa-ação, conforme Thiollent (1985) e Gil (2008). Ademais, ao final da pesquisa, como dito, desenvolveu-se um produto (uma proposta de Sequência Didática) que cumpre o intento de ser um elemento multiplicador deste trabalho nas escolas estaduais e municipais de Fortaleza (CE) e que versa sobre as ideias propostas nesta dissertação.
Abstract: The importance of learning argumentative writing in school is fundamental for the insertion of young people in the diverse literacy social practices required today. In this sense, with the main objective of contributing to the development of this competence with students of elementary school II, this work deals with the teaching and learning of the complaint letter genre and the argumentative strategies that this genre mobilizes for its making. For this purpose, a series of modules was prepared with suggested activities using the procedure called Didactic Sequence (SD), following the theoretical and practical assumptions of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). Thus, in order to assist teachers in the teaching of argumentative architecture present in the textual production of letters, the proposals for argumentative strategies developed by Koch and Elias (2016) were used, in addition to the official documents: Nacional Curriculum Parameters (1998) and Common National Curricular Base (2017). For the theoretical contribution of this work, the notions of gender of the following authors were also considered: Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Rojo (2000) and Bezerra (2017). There was also a focus on the notion of addressing in Bakhtin, as he considers this category an essential feature of the statement and a fundamental element for teaching textual production. Therefore, to address the issue, Bakhtin (2003) and Volóchinov (2009). As for the complaint letter genre, the theoretical assumptions of Alves and Serafim (2014), Melo (2009) and Silva (2016) were used. In relation to the research methodology, action research was focused, according to Thiollent (1985) and Gil (2008). Furthemore, at the end of the research, as mentioned, a product (a Didactic Sequence proposal) that fulfills the intention of being a multiplier element of this work in the state and municipal schools of Fortaleza (CE) and that deal with the proposed ideas in this dissertation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57561
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