Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57699
Title in Portuguese: Capacitação em ergonomia, segurança dos alimentos e noções de nutrição para os colaboradores do Restaurante Universitário do Campus do Pici
Author: Frota, Leandro Flavio Restrepo
Silva, Indira Cely Costa da
Costa, Eveline de Alencar
Siqueira, Adriana Camurca Pontes
Keywords: Capacitação profissional
Ergonomia no trabalho
Manipulação de alimentos
Nutrição
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: FROTA, Leandro Flavio Restrepo; SILVA, Indira Cely Costa da; COSTA, Eveline de Alencar; SIQUEIRA, Adriana Camurca Pontes. Capacitação em ergonomia, segurança dos alimentos e noções de nutrição para os colaboradores do Restaurante Universitário do Campus do Pici. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Portuguese: A capacitação dos manipuladores de alimentos é de grande importância para a melhoria dos serviços de alimentação da UFC. O curso “Ergonomia, boas práticas e noções de nutrição” foi realizado entre os dias 27 e 29 de julho de 2016, com carga horária de 03h, para os colaboradores que trabalham diretamente no RU do Pici. O curso tinha como principal objetivo capacitar os colaboradores quanto às normas de higiene, que são adotadas na legislação brasileira; as técnicas de ergonomia, que evitam desgaste físico e psicológico nas atividades diárias de trabalho dos funcionários; e promover conhecimentos sobre nutrição, dieta e estilo de vida saudável. O curso abordou também os riscos de contaminação de alimentos e causas das doenças transmitidas por alimentos, DTA’s; o conhecimento de ergonomia no trabalho, e os princípios para uma alimentação saudável. Todas as aulas foram ministradas com atividades teórico-práticas. Dentre as aulas, a que mais se destacou foi a de Ergonomia no Trabalho, na qual, os alunos responderam um questionário de dez perguntas relacionadas às suas atividades diárias e se essas atividades lhe causavam desgaste abusivo, seja corpóreo ou mental. Os resultados mostraram que os colaboradores têm diversas dificuldades dentro do ambiente de trabalho, onde permanecem 1/3 do dia. Movimentos repetitivos, levantamento de peso excessivo, ruídos em excesso e outros, foram os principais problemas destacados na pesquisa. O curso promoveu uma conscientização dos colaboradores com relação a sua postura no ambiente de trabalho e como desempenhar suas atividades de forma segura e correta. No final do projeto a pesquisa e os resultados serão encaminhados para a administração do RU e empresa terceirizada que contrata os funcionários. Recomenda-se que os funcionários sejam mais assistidos pela empresa, pois suas condições de saúde e atividades desempenhadas afetam diretamente as refeições dos frequentadores do RU, discentes, docentes e servidores.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57699
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_lfrfrota.pdf74,5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.