Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57779
Tipo: TCC
Título: The tale goes on: a mediação da informação nas composições da banda Iron Maiden
Autor(es): Silva, Jennyfer Cristina de Moraes
Orientador: Nunes, Jefferson Veras
Palavras-chave: Mediação da informação;Arte e música;Heavy metal;Iron Maiden
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, Jennyfer Cristina de Moraes. The tale goes on: a mediação da informação nas composições da banda Iron Maiden. Orientação: Jefferson Veras Nunes. 2020. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Biblioteconomia, Departamento de Ciências da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: A pesquisa tem como objetivo geral o de investigar as músicas da banda Iron Maiden enquanto instrumentos de mediação da informação acerca de acontecimentos históricos. Devido à extensa produção fonográfica da banda, foi necessária realização de um recorte na obra, selecionando-se 15 músicas para análise e classificando-as em três categorias: Música e identidade cultural, Música como expressão ritualística e Música enquanto confrontação com a realidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi sustentada por pesquisa bibliográfica e documental online e em suportes físicos (CDs e DVDs). Como metodologia de análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos tornam evidentes o cunho histórico apresentado nas canções selecionadas, a possibilidade de se obter informações sobre os acontecimentos relatados e, para além disso, ramificar o conhecimento para além dos fatos narrados, ao estudar os contextos contidos nas entrelinhas. Conclui-se, portanto, que a hipótese levantada nesta pesquisa é verdadeira, pois as músicas da banda Iron Maiden podem ser instrumentos de mediação da informação sobre acontecimentos históricos.
Descrição: Termo de autorização para disponibilização arquivado em bch@ufc.br
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57779
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_jcmsilva.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.