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Tipo: Artigo de Evento
Título: Níveis de alinhamento estratégico em empresas construtoras – uma proposta de Benchmarking
Autor(es): Soares, Marcella Facó
Vasconcelos, Iuri Aragão de
Costa, George Silva
Barros Neto, José de Paula
Palavras-chave: Alinhamento estratégico;Níveis estratégicos;Construção civil;Benchmarking (Administração);Indústria de construção civil - Administração;Planejamento e gerenciamento estratégico
Data do documento: 2012
Citação: SOARES, Marcella Facó; VASCONCELOS, Iuri Aragão de; COSTA, George Silva; BARROS NETO, José de Paula. Níveis de alinhamento estratégico em empresas construtoras – uma proposta de Benchmarking. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, XIV, 29 a 31 out. 2012, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Anais[...] Juiz de Fora, Minas Gerais, 2012.
Resumo: A discussão sobre a problemática da falta de concordância entre as visões gerencial e operacional dentro de uma empresa tem sido recorrente, além de ser de extrema importância para a melhoria contínua da organização. Neste contexto, Costa (2010) desenvolveu um modelo matemático para mensuração e expressão gráfica desse alinhamento estratégico em construtoras. A proposta deste trabalho é estabelecer níveis de alinhamento estratégico através do modelo matemático gerado por Costa, como um indicador para empresas construtoras. Para isso, determinaram-se todos os resultados possíveis dentro do modelo por ele elaborado através de uma modelagem matemática. Por meio de uma análise detalhada, definiu-se a melhor distribuição desses resultados em 05 níveis que representassem adequadamente o alinhamento estratégico relacionado com os dados obtidos. Para testar o modelo adotado, foram utilizados dados reais de 14 construtoras da cidade de Fortaleza-CE e apresentou-se o resultado das mesmas diante dos níveis estabelecidos. Sendo assim, gerouse um modelo que permite não só um processo de benchmarketing entre empresas, mas também o estabelecimento de um indicador interno para controle da diretoria quanto ao alinhamento estratégico da construtora, possibilitando a formulação de ações de melhoria contínua direcionadas aos pontos mais divergentes entre a produção e a diretoria apontados no desenvolvimento da metodologia de mensuração do alinhamento.
Abstract: The discussion on the issues of lack of agreement between operational and management visions within a company has been recurrent as well as being extremely important for the continuous improvement of an organization. In this context, Costa (2010) developed a mathematical model for measuring and graphic expression of strategic alignment in construction. The purpose of this study is to establish levels of strategic alignment through the mathematical model generated by Costa, as an indicator for construction companies. For this meaning, we determined all possible outcomes within the model he developed through mathematical modeling. Through a detailed analysis, we defined the best distribution of these results into 05 levels that adequately represent the strategic alignment with the data obtained. To test the model adopted, actual data from 14 construction companies in the city of Fortaleza were applied within Costa model and the set of levels. Thus, it was proposed a model that allows not only a process of benchmarking between companies, but also the establishment of an internal indicator to control the strategic alignment of the company, allowing the formulation of continuous improvement actions targeted to the most divergent between the production and the board sectors appointed in developing the methodology for measuring the alignment.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57790
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