Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58149
Tipo: Artigo de Evento
Título: Programa de necessidades para sistemas prediais e a qualidade do projeto
Autor(es): Farina, Humberto
Gonçalves, Orestes Marraccini
Ilha, Marina Sangoi de Oliveira
Barros Neto, José de Paula
Palavras-chave: Gestão da qualidade;Gestão de projetos;Projetos e construção
Data do documento: 2002
Citação: FARINA, Humberto; GONÇALVES, Orestes Marraccini; ILHA, Marina Sangoi de Oliveira; BARROS NETO, José de Paula. Programa de necessidades para sistemas prediais e a qualidade do projeto. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, IX., 7 a 10 maio 2002, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Anais[...] Foz do Iguaçu, Paraná, 2002.
Resumo: O trabalho apresenta os conceitos para o desenvolvimento de um Programa de Necessidades de Sistemas Prediais, onde são consolidadas diretrizes básicas para o desenvolvimento dos Projetos desta área. O Programa de Necessidades é ferramenta básica para assegurar que a construtora transmita, de maneira formal, para a equipe projetista, os seus padrões em soluções de Sistemas Prediais, segundo a tipologia dos edifícios a serem construídos, os Clientes e preferências, trazendo, conseqüentemente, benefícios para o desenvolvimento dos Projetos, ao treinamento da mão-de-obra e à formação do acervo técnico. Além disto, a sua implementação auxilia na formação do Sistema de Qualidade da empresa, pois uniformiza e concentra informações que estariam sendo geradas durante o desenvolvimento dos Projetos sem enfoque sistêmico, o que pode trazer complicações à produção do edifício como um todo. Como estudo de caso, a metodologia foi aplicada junto a doze construtoras de pequeno e médio porte localizadas em Fortaleza, Ceará, as quais reuniram-se para criar um Programa de Inovação na Construção Civil (INOVACON-CE), no que se refere aos procedimentos adotados para a Garantia da Qualidade dos Sistemas Prediais de Energia (Gás e Eletricidade) e de Suprimento e Coleta de Água, no desenvolvimento do empreendimento
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58149
Aparece nas coleções:DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_eve_hfarina.pdf426,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.