Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58150
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Bancas de aferição, fraudes e seus desafios na educação superior e nos concursos públicos
Título(s) alternativo(s): Juntas de evaluación, fraudes y sus desafíos en la educación superior y en los concursos públicos
Título em inglês: Assessment board, racial quota fraud and the challenges racial quotas in public exams
Autor(es): Souza, Marcilene Garcia de
Palavras-chave: Cotas raciais nos concursos públicos;Banca de aferição;Fraudes nas cotas raciais
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: SOUZA, Marcilene Garcia de. Bancas de aferição, fraudes e seus desafios na educação superior e nos concursos públicos. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, n. 83, p. 85-97, set./dez. 2020.
Resumo: O estudo enfatiza a importância das bancas de aferição da autodeclaração de candidatos optantes por cotas raciais, seja na educação superior, seja em concursos públicos. Busca-se, assim, aprofundar as discussões acerca das ações afirmativas, cotas raciais e bancas de aferição para negros na educação superior e nos serviços públicos, tendo como base estudos anteriores realizados no Paraná, Bahia e São Paulo. A institucionalização das bancas de aferição se tornou mais frequente nos últimos anos, tendo como propósito principal evitar as possíveis fraudes nas cotas raciais. Assim, busca-se, à luz de teorias sobre relações raciais no Brasil, analisar possíveis desafios de implementação das referidas políticas, contextualizando algumas questões observadas por candidatos que já participaram de uma banca de aferição na educação superior ou em concursos públicos.
Abstract: The study aims to emphasize the importance of assessment boards to verify the self-declaration of candidates opting for racial quotas, whether in higher education or in public exams. Classical discussions in the debate on affirmative actions, racial quotas and boards for black people in higher education and public exams are considered here, based on previous studies carried out in Paraná, Bahia and São Paulo. The institutionalization of assessment boards has become more prevalent in recent years, the main purpose of which has been to prevent possible frauds in racial quotas. Thus, in the light of theories on race relations in Brazil, the aim is to analyze possible challenges to the implementation of such policies for its effectiveness, contextualizing issues observed by candidates who have already participated in an assessment board in higher education or in public exams.
Resumen: El estudio enfatiza la importancia de las juntas de evaluación de autoafirmación de candidatos que optan por cuotas raciales, sea en la educación superior o en competencias públicas. Las discusiones clásicas se consideran en el debate acerca de las acciones afirmativas, las cuotas raciales y las juntas de evaluación a los negros en la educación superior y en los servicios públicos, basados en estudios previos realizados en Paraná, Bahía y São Paulo. La institucionalización de las juntas de evaluación se ha vuelto más frecuente en los últimos años, cuyo objetivo principal ha sido prevenir los posibles fraudes en las cuotas raciales. Por lo tanto, busca, a la luz de las teorías acerca de las relaciones raciales en Brasil, analizar los posibles desafíos de la implementación de estas políticas para su efectividad, contextualizando algunos aspectos observados por los candidatos que ya han participado en una junta de evaluación en la educación superior o en concursos públicos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58150
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_mgsouza.pdf236,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.