Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58278
Title in Portuguese: A moral da economia em questão: o papel do parlamentarismo na evolução da economia e sobre a educação e a (des)organização da cultura
Author: Cunha, Reinaldo de Montalvão de Moraes
Advisor(s): Haguette, André
Keywords: Educação na pesquisa política
Moral da economia
Parlamentarismo
Formação socioeconômica
Economia política
Educação e Estado
Política e governo
Issue Date: 2000
Citation: CUNHA, Reinaldo de Montalvão de Moraes. A moral da economia em questão: o papel do parlamentarismo na evolução da economia e sobre a educação e a (des)organização da cultura. Orientação: André Haguette. 2000. 530 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2000.
Abstract in Portuguese: A crise de paradigmas científicos da área da Sociologia, em especial da política, faz crescer a insatisfação com os atuais métodos de pesquisar a realidade social existente. Parece-nos que a crença na progressão histórica linear, presente, subliminar, na metodología de Marx, nos leva a uma questão política relevante: à perda da confiança no ideal revolucionário, tendo que conviver, assim como conviveu Hegel, em seu tempo, com as contradições de urna época. Tudo isso instiga à realização de nossa pesquisa e nos leva a alguns apontamentos metodológicos iniciais, como Introdução à critica do método da economia política, método utilizado nesta tese.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58278
metadata.dc.type: Tese
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2000_tese_rmmcunha.pdf41,4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.