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Tipo: Dissertação
Título: Stakeholders no setor público: um estudo de caso na organização vencedora do prêmio Ceará gestão pública
Autor(es): Cavalcante, Rejane Albuquerque
Orientador: Cabral, Augusto Cézar de Aquino
Palavras-chave: Gestão Pública;Teoria dos Stakeholders;GesPlúbica;Prêmio de Excelência na Gestão Pública
Data do documento: 2014
Citação: CAVALCANTE, R. A. Stakeholders no setor público: um estudo de caso na organização vencedora do prêmio Ceará gestão pública. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Programa Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Resumo: O estudo da organização pública em um Estado democrático está intimamente vinculado às entregas de serviços públicos aos cidadãos. A organização burocrática, fundamentada na racionalidade instrumental, não responde mais aos anseios da sociedade. A Nova Gestão Pública surge neste contexto e, a partir deste cenário, precedido de outros programas de qualidade no serviço público, foi criado em 2005 o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, o GesPública, com o intuito de buscar construir organizações públicas orientadas para resultados com foco no cidadão. Diante da complexidade da organização pública, com seu pluralismo de interesses que influenciam ou deveriam influenciar sua gestão, compreende-se que a Teoria dos Stakeholders pode ajudar a entender e auxiliar na tomada de decisão dos gestores públicos tendo em vista a peculiaridade de dirigirem organizações que lidam com aspectos políticos, sociais e econômicos críticos, envolvendo uma diversidade de atores externos e internos que não se comportam como clientes, mas cidadãos ávidos pela entrega de bens e/ou serviços públicos de qualidade. Esta pesquisa tem por finalidade a categorização dos stakeholders de uma organização pública vencedora de prêmio de excelência na gestão pública, fundamentado no modelo de gestão do GesPública. Trata-se de uma pesquisa exploratória, indutiva e classificada como qualitativa, como enfoque dominante, apesar de se utilizar de componentes quantitativos para a categorização dos dados. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso, com coleta dos dados realizada por meio de pesquisa documental, entrevista e grupo focal. A análise dos dados foi realizada conforme modelo de operacionalização do arcabouço teórico de Mitchell, Agle e Wood proposto por Fontes Filho e Martins (1999), aplicado posteriormente por Almeida, Fontes Filho e Martins (2000). Como resultados, em relação à categorização dos stakeholders, foram encontrados stakeholders definitivos, expectantes e latentes. Dos expectantes, apenas os dependentes foram identificados na organização, situação em que os stakeholders possuem legitimidade e urgência acima do fator de criticidade k. Dos latentes, apenas foram identificados na organização os stakeholders discricionários que possuem o atributo legitimidade com pontuações superiores a k. Em relação à priorização dos stakeholders, os principais considerados pelos gestores para a realização de suas ações e elaboração de suas estratégias são o corpo técnico assistencial e o corpo técnico de apoio, seguidos pela Secretaria da Saúde, pelas Escolas de formação e capacitação nas áreas assistenciais e de gestão, pelas instituições de ensino parceiras, pelos Ministérios da Sáude e da Educação, pelos voluntários e pela Secretaria da Fazenda. A partir da identificação dos stakeholders definitivos, pode-se inferir que a organização objeto deste estudo denota ser preocupada com o desenvolvimento de pessoas, gestão do conhecimento, envolvimento da sociedade e otimização de custos.
Abstract: The study of public organization in a democratic state is closely linked to the supply of public services to citizens. The bureaucratic organization, based on instrumental rationality, no longer responds to the society's expectations. The New Public Management arises in this context and, from this scenario, preceded by other quality programs in public service, was created in 2005 the National Public Management and Bureaucratization Program, named as GesPública. This Program came with the aim to build public organizations guided for citizen-focused outcomes. Given the complexity of the public organization, with its pluralism of interests that influence or should influence their management, it is known that the stakeholder theory can help to understand and assist public managers in the decision making task, based on the peculiarity of managing public organizations, the way in which they deal with critical political, social and economic aspects, involving a variety of external and internal customers that do not behave like actors, but citizens eager for the delivery of quality goods and public services. This research aims at categorizing stakeholders of a public organization winning the award for excellence in public administration, based on GesPública, a management standard. This is an exploratory, inductive research, classified as a qualitative one, as the dominant approach, although using quantitative components for the categorization of data. The research strategy adopted was the case study, with data collection conducted through desk research, interviews and focus groups. Data analysis was performed as model operationalization of the theoretical framework of Mitchell, Agle and Wood proposed by Fontes Filho and Martins (1999), later applied by Almeida, Fontes Filho and Martins (2000). As a result, in relation to the categorization of stakeholders, definitive, expectant and latent stakeholders were found. Of expectant, only dependents were identified in the organization, in which stakeholders possess legitimacy and urgency above the criticality factor k. Dormant, were only identified the organization discretionary stakeholders, who possess the attribute legitimacy with scores greater than k. Regarding the prioritization of stakeholders, the main considered by managers to carry out their actions and preparing their strategies are the care staff and the support staff, followed by the Department of Health, by the Schools of education and training in care and management areas, by educational institutions partners, the Ministries of Health and Education, the volunteers and the Department of Finance. From the identification of definitive stakeholders, we can infer that the organization denotes be worried about people development, organization knowledge management, involvement of society and cost optimization.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58348
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