Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58478
Title in Portuguese: Olhares sobre ensino e aprendizagem: propostas metodológicas
Keywords: Matemática - ensino e aprendizagem
Tecnologias educacionais
Educação inclusiva
Issue Date: 2021
Publisher: Imprensa Universitária
Citation: SANTOS, Maria José Costa dos et al. (org). Olhares sobre ensino e aprendizagem: propostas metodológicas. E-book. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2021. (Estudos da Pós-Graduação). Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58478. Acesso em: 19 maio 2021.
Abstract in Portuguese: Reúne treze textos estudos e reflexões de professores de pós-graduação, de alunos(as) da pós-graduação, de pesquisadores das redes pública de ensino municipal e estadual, e de alunos(as)bolsistas Pibic/CNPq e Pibiti/CNPq. Esses textos apresentam diferentes práticas em que seus autores se debruçam sobre essa reflexão, predominantemente, quanto ao ensino da matemática, tanto no ensino básico, quanto nos níveis superiores. Também seus autores nos levam a pensar para além da ensinagem em si e nos provocam a dialogar com o processo de aprendizagem, olhando para as experiências apresentadas ao longo dos capítulos. Vale salientar, entre os métodos utilizados nos estudos, a Sequência Fedathi, que é uma metodologia de ensino que possibilita aos professores criarem condições e possibilidades para que os estudantes tenham uma experiência significativa quanto à aprendizagem. Destacamos também a presença de textos que revelam a preocupação dos autores com a educação inclusiva, bem como as reflexões sobre currículo, avaliação e formação docentes. Também nesta obra contemplamos os métodos de investigação, sob a ótica dos testes estatísticos não paramétricos, os quais são apresentados à luz da pesquisa educacional. Para finalizar nossas reflexões, apresentamos, mais enfaticamente, um olhar sobre a educação, na concepção de Platão e Aristóteles, sobre a importância do conhecimento e da educação para a formação do homem virtuoso e ético. Todos os capítulos desta obra se justificam a partir do processo de pensar e repensar o ensino, visando mais à qualidade nos processos de ensino e de aprendizagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58478
metadata.dc.type: Livro
ISBN: 978-65-88492-53-6
Appears in Collections:PRPPG - Livros
IU - Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_liv_mjcdsantos.pdf4,33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.