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Título: Concepção de leitura das orientações curriculares para o ensino médio
Título em inglês: Conception of reading of the Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) [Curriculum guidelines for secondary school]
Autor(es): Rodrigues, Francisca Tarciclê Pontes
Orientador(es): Moura, Ana Célia Clementino
Palavras-chave: Linguistica Aplicada
Concepção de Leitura
Ocem
Leitura Crítica
Leitura - Brasil
Leitores - Reação crítica - Brasil
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Brasil
Ensino médio - Brasil - Currículos
Conception of Reading
OCEM
Critical Reading
Data do documento: 2011
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: Rodrigues, F. T. P.; Moura, A. C. C. (2011)
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo identificar que concepção de leitura é legitimada nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), de Língua Portuguesa, as quais representam a atualização dos documentos curriculares oficiais anteriores, os PCNEM e os PCN+. A partir de um referencial teórico de base bakhtiniana acerca da concepção enunciativa de linguagem e de abordagens linguísticas acerca das concepções de leitura, põe sob análise o (s) sentido (s) de leitura apreendidos de recortes feitos na materialidade linguística desse documento, quando considerado em diálogo com os sentidos de recortes feitos em outros textos que tratam do mesmo tema. De acordo com a interpretação dos dados, é possível concluir que, ao invés de romperem completamente com as principais propostas teórico-metodológicas dos documentos anteriores, as OCEM as ampliam porque passam a focalizar a leitura como um dos objetos de ensino/estudo, a qual é legitimada sob a perspectiva da concepção de leitura crítica, o que parece estar mais coerente com a finalidade de preparar o educando para o exercício da cidadania
Abstract: This thesis aims to identify which conception of reading is legitimized in the Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) [Curriculum guidelines for secondary school], Portuguese Language, which represents the updating of previous official curriculum documents, the PCNEM and PCN+. From a theoretical bakhtiniane basis about expository conception of language and linguistic approaches conceptions of reading, the places under review (s) direction (s) seized reading of linguistic materiality cuts made in this document, when considered in dialogue with the senses of other clippings that address the same subject. According to data interpretation, we conclude that, while not completely breaking with the major theoretical and methodological proposals of earlier documents, the OCEM to extend towards bringing the focus on reading as one of the objects of education / study which is legitimate from the perspective of the design of critical reading, which seems more consistent with the purpose of preparing the student for citizenship
Descrição: RODRIGUES, Francisca Tarciclê Pontes. Concepção de leitura das orientações curriculares para o ensino médio. 2011. 100f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5853
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